SISTEMAS AGROFLORESTAIS: A EXPERIÊNCIA DE UMA COOPERATIVA DE AGRICULTORES FAMILIARES EM BRAGANÇA PAULISTA, SP

Autores

  • Rafael Casseli Furtado Agricultor
  • Lucimar Santiago de Abreu Embrapa Meio Ambiente
  • André Tosi Furtado Unicamp - Instituto de Geociências.

Palavras-chave:

agricultura familiar, política pública, transição agroecológica

Resumo

Os sistemas agroflorestais (SAFs) têm potencial para conciliar a proteção ambiental com as políticas de segurança e soberania alimentar, e permitem aplicar princípios da Agroecologia. Essa perspectiva embasou a construção legal e as estratégias de ação de um conjunto de políticas públicas brasileiras, entre as quais está contemplado o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) do Governo do Estado de São Paulo. Assim, o objetivo deste artigo consiste em analisar, sob a perspectiva agroecológica, as implicações práticas de um caso de aplicação desse projeto, o da Cooperativa Entre Serras e Águas, de Bragança Paulista, SP, caracterizando os obstáculos, desafios e avanços, e em propor recomendações para o seu aperfeiçoamento. A pesquisa foi realizada por meio do método de observação participativa e de entrevistas semiestruturadas com agricultores e gestores. Um conjunto de falhas foi identificado na implementação dessa política, entre as quais destacam-se: a ausência de incorporação dos princípios e das práticas da Agroecologia pelo PDRS; o tempo de execução do projeto, que desrespeitou o tempo necessário do próprio processo de transição agroecológica; e a não aplicação de métodos participativos, o que dificultou o empoderamento dos agricultores na implantação e manejo dos SAFs.

Biografia do Autor

Rafael Casseli Furtado, Agricultor

Ecológo, Agricultor, Mestre em Desenvolvimento e Agroecologia pela UFSCAR/Araras, SP.

Lucimar Santiago de Abreu, Embrapa Meio Ambiente

Engenheira Agrônoma, possuí Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Estágio Pós Doutoral pela Universidade de Paris X, realizado em 2011. Missão de Estudo Internacional realizada entre novembro de 2014 e fevereiro de 2015, vinculada ao conjunto de atividades do Projeto Capes Cofecub, de Cooperação entre instituições brasileiras e francesas. Desde 1984 é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.cnpma.embrapa.br). Desenvolve pesquisas principalmente em agricultura familiar, agricultura de base ecológica, agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. Atualmente, é membro de redes de pesquisas no âmbito da Agricultura Familiar, Transição Agroecológica, Agricultura Orgânica e da Rede de Estudos Rurais. Soma se as atividades de pesquisa propriamente dita, a contribuição junto à UFSCar, onde é responsável pela orientação de jovens estudantes do Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural. Autora de diversos livros sobre a temática sociológica e desenvolvimento sustentável e agroecologia, contribui também, com a publicação de um conjunto de artigos, capítulos, etc. Também é representante da Embrapa Meio Ambiente, na Comisão da Produção Orgânica de São Paulo (CPORG/MAPA).

André Tosi Furtado, Unicamp - Instituto de Geociências.

Andre Tosi Furtado concluiu o doutorado em Ciências Econômicas - Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) em 1983. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Publicou 85 artigos em periódicos especializados e 112 trabalhos em anais de eventos. Possui 32 capítulos de livros e 3 livros publicados. Orientou 27 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado na área de Política Científica e Tecnológica, Planejamento Energético e Geografia. Recebeu 2 prêmio e/ou homenagem. Atua na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica. Em suas atividades profissionais interagiu com 65 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Avaliação de Grandes Programas Tecnológicos, Petrobras, Industria do Petróleo, Economia da Inovação, Política Científica e Tecnológica, Capacitação Tecnológica, Fornecedores da Indústria de Petróleo, Avaliação de P&D, Inovação Tecnológica e Petróleo.

Downloads

Publicado

2019-01-23

Como Citar

Furtado, R. C., Abreu, L. S. de, & Furtado, A. T. (2019). SISTEMAS AGROFLORESTAIS: A EXPERIÊNCIA DE UMA COOPERATIVA DE AGRICULTORES FAMILIARES EM BRAGANÇA PAULISTA, SP. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 35(3), 427–451. Recuperado de https://apct.sede.embrapa.br/cct/article/view/26319

Edição

Seção

Artigos