Potencial tecnológico e sensorial de feijão-caupi crioulo: um estudo para a valorização do consumo

Autores

  • Thauana Heberle Universidade Federal de Pelotas, RS.
  • Bianca Pio Ávila Universidade Federal de Pelotas, RS.
  • Larissa Riberas Silveira Universidade Federal de Pelotas, RS, Brazil.
  • Irajá Ferrreira Antunes EMBRAPA (Brazilian Agricultural Research Corporation), Pelotas, RS.
  • Márcia Arocha Gularte Universidade Federal de Pelotas, RS.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2022.v1.26877

Palavras-chave:

Agrobiodiversidade, valorização, grãos.

Resumo

Os grãos crioulos são oriundos de sementes selecionadas pelos agricultores, as quais devido à rusticidade e ampla variabilidade genética mostram capacidade de adaptação às condições locais, o que torna possível a autonomia dos agricultores. O objetivo deste trabalho foi avaliar o feijão-caupi crioulo quanto às propriedades físico-químicas, tecnológicas e sensoriais, buscando o resgate e a valorização do consumo desses grãos. Os acessos de feijão-caupi ‘Argentino 148’ e ‘Mamoninha 79’ foram cultivados em área experimental da Embrapa Clima Temperado, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O ‘Mamoninha 79’ pode ser considerado um alimento rico em proteína que mostra uma rápida hidratação. O ‘Argentino 148’ mostra um tempo de cocção de seis minutos e menor dureza, parâmetro muito importante quanto à textura e quanto à aceitação pelo consumidor. As amostras do ‘Argentino 148’ apresenta maiores médias quanto aos atributos sensoriais de maciez, ruptura do tegumento, gosto adocicado e característico, cor uniforme e viscosidade do caldo. Assim, os grãos crioulos são uma alternativa promissora para aumentar o fornecimento de compostos bioativos na dieta humana, além de mostrar características sensoriais positivas, como sabor agradável ao paladar e textura macia.

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

Heberle, T., Ávila, B. P., Silveira, L. R., Antunes, I. F., & Gularte, M. A. (2022). Potencial tecnológico e sensorial de feijão-caupi crioulo: um estudo para a valorização do consumo. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 39(1), e26877. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2022.v1.26877

Edição

Seção

Artigos