Odoiporus longicollis Oliver (Coleoptera: Curculionidae): uma ameaça à bananicultura brasileira?

Autores

  • Journei Pereira dos Santos Engenheiro Florestal, mestrando do Departamento de Ciências Agrárias, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Grupo de Pesquisa Insecta, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, BA.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2021.v38.26908

Palavras-chave:

barreiras fitossanitárias, gorgulho do pseudocaule, pragas quarentenárias

Resumo

A banana é um dos frutos mais apreciados em todo o mundo. Altamente nutritiva e acessível, a banana faz parte da dieta básica de milhões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento. O Brasil é um de seus maiores produtores e consumidores mundiais. Porém, a elevada suscetibilidade da bananeira a uma variedade de pragas e agentes patogênicos provoca acentuadas quedas na produtividade dos plantios em diferentes pontos do globo. O gorgulho Odoiporus longicollis é considerado uma das pragas mais impactantes dessa cultura, contudo, até o momento, sua ocorrência ainda está restrita à zona equatorial da Ásia. Mas, afinal, o que torna esta coleóptera uma grande ameaça para a bananicultura mundial? E, no Brasil, quais seriam os danos causados por essa praga? Para responder a essas e outras perguntas, o presente trabalho de revisão teve como objetivo traçar um breve panorama sobre as principais características desse inseto e, assim, estimular a discussão sobre o desenvolvimento de estratégias de fortalecimento das barreiras fitossanitárias do nosso país, para prevenir a entrada desse agente que pode gerar enormes prejuízos à produção nacional de banana.

Downloads

Publicado

2021-08-18

Como Citar

dos Santos, J. P. (2021). <i>Odoiporus longicollis</i> Oliver (Coleoptera: Curculionidae): uma ameaça à bananicultura brasileira?. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 38(3), e26908. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2021.v38.26908

Edição

Seção

Artigos