Tendências e desafios na avaliação de impacto da pesquisa agrícola: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2025.v42.27611Palavras-chave:
sustentabilidade agrícola, pesquisa e inovação responsáveis, avaliação responsável da pesquisa, programação de linguagem naturalResumo
Este trabalho teve como objetivo fazer uma revisão sistemática da literatura sobre a avaliação de impacto da pesquisa agrícola, buscando responder à pergunta: “Quais têm sido os temas, metodologias e tendências predominantes nos estudos de avaliação de impacto da pesquisa agrícola ao longo do tempo?” Para tanto, aplicou-se uma análise de dados textuais, por meio de técnicas de processamento de linguagem natural (PLN), como “tokenização” e modelagem de tópicos. A análise de 239 estudos de 1969 a 2022 identificou alguns grupos temáticos (mudanças climáticas e segurança alimentar, adoção de tecnologia, desafios em países em desenvolvimento, práticas agrícolas sustentáveis e redução da pobreza) e 73 metodologias (abordagens metodológicas, métodos e técnicas). Observou-se também um foco temático crescente em sustentabilidade, gestão de recursos e impactos sociais. O uso de múltiplas metodologias dentro do mesmo estudo cresceu nos anos 2000. Embora as abordagens quantitativas tenham sido as mais frequentemente utilizadas, a pesquisa mostra um equilíbrio emergente entre abordagens qualitativas e quantitativas, bem como uma adoção crescente de métodos mistos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Após a publicação do trabalho, os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado (por exemplo: publicar em repositório institucional, como capítulo de livro, criar links em páginas eletrônicas, etc.), desde que mencionada a autoria e publicação inicial nesta revista.