Mapeando o panorama de patentes das inovações em aplicações de resíduos de casca de ovo

Autores/as

  • Liliane Sugimoto Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil
  • Diego Durante Mühl Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil
  • Angela Rozane Leal de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Letícia de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil

Palabras clave:

valor agregado, economia circular, avicultura, sustentabilidade

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar patentes relacionadas ao reaproveitamento de resíduos sólidos de cascas de ovos de galinha. A análise baseia-se em prospecção tecnológica em bases de dados de patentes. O estudo concentra-se no uso das cascas como matéria-prima ou como componentes em processos industriais. Essa abordagem está alinhada aos princípios da economia circular. Para complementar a prospecção tecnológica, foi realizada uma revisão da literatura nacional e internacional. O objetivo é identificar tecnologias inovadoras e processos patenteados que contribuam para a gestão sustentável desses resíduos. A análise considera as dimensões ambiental, social e econômica. Os resultados indicam que os resíduos de casca de ovo continuam subvalorizados. Seu descarte ainda representa um desafio ambiental em muitos países. No entanto, entre 2000 e 2022, o número de patentes relacionadas ao seu reaproveitamento aumentou 643%. A maioria dos registros (91%) está concentrada em países asiáticos, que estão entre os maiores produtores de ovos de galinha. A China se destaca como principal depositante. Esse crescimento na atividade patentária reflete o crescente interesse de centros de pesquisa e desenvolvimento em reaproveitar os resíduos de casca de ovo. O material vem ganhando reconhecimento como insumo viável para novos produtos, especialmente no agronegócio.

Biografía del autor/a

Angela Rozane Leal de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Department of accounting and actuarial sciences (DCCA), Faculty of Economics, and Interdisciplinary Center for Studies and Research in Agribusiness (CEPAN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul, 90040-060, Brazil.

Publicado

2025-12-19

Cómo citar

Sugimoto, L., Mühl, D. D., Rozane Leal de Souza, A., & de Oliveira, L. (2025). Mapeando o panorama de patentes das inovações em aplicações de resíduos de casca de ovo. Cadernos De Ciência & Tecnologia, e27675. Recuperado a partir de https://apct.sede.embrapa.br/cct/article/view/27675

Número

Sección

Artigos de Revisão