UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO SOBRE MATERIAIS DE ORIGEM DO SOLO

Autores

  • Yuri Lopes Zinn Universidade Federal de Lavras (Ufla/PPGCS), Lavras, MG.
  • Alba Lucia Araujo Skorupa Universidade Federal de Lavras (Ufla/PPGCS), Lavras, MG (bolsista pós-doutoranda PACCSS Capes-Fapemig)

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2015.v32.23315

Resumo

O advento do Ano Internacional dos Solos ocasiona a apresentação de novas abordagens sobre a práxis da Ciência do Solo em todos os seus aspectos, inclusive no seu ensino. Entre os cinco fatores de formação do solo, o material de origem é aquele menos contemplado na formação acadêmica dos estudantes de graduação em Ciências Agrárias e Ambientais no Brasil, e mesmo nos países onde a Ciência do Solo se desenvolveu. Isso se reflete em uma série de deficiências na formação do cientista do solo, como na percepção inadequada do solo como interface entre a atmosfera, biosfera e litosfera, em especial sobre como o solo é influenciado por seu material de origem. No texto Uma nova abordagem para o ensino sobre materiais de origem do solo, Yuri Lopes Zinn e Alba Lucia Araujo Skorupa apresentam uma proposta de conteúdo e metodologia de uma disciplina de graduação sobre Mineralogia e Petrologia gerais, com ênfase em aspectos práticos de identificação de minerais e rochas, por meio da análise da ementa tradicionalmente seguida nesses cursos e dos resultados de uma pesquisa de opinião entre os alunos dessa disciplina, em diferentes cursos da Universidade Federal de Lavras (Ufla). As limitações encontradas e suas implicações são discutidas visando à melhoria da Educação em Solos.

Biografia do Autor

Yuri Lopes Zinn, Universidade Federal de Lavras (Ufla/PPGCS), Lavras, MG.

Engenheiro florestal, Ph.D. em Ciência do Solo, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (Ufla/PPGCS), Lavras, MG. 

Alba Lucia Araujo Skorupa, Universidade Federal de Lavras (Ufla/PPGCS), Lavras, MG (bolsista pós-doutoranda PACCSS Capes-Fapemig)

Engenheira florestal, doutora em Ciência do Solo, bolsista pós-doutoranda PACCSS Capes-Fapemig no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (Ufla/PPGCS), Lavras, MG. 

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Zinn, Y. L., & Skorupa, A. L. A. (2017). UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO SOBRE MATERIAIS DE ORIGEM DO SOLO. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 32(1/2), 229–244. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2015.v32.23315

Edição

Seção

Debate