A COMPREENSÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA CIENTÍFICA: UMA PERSPECTIVA SOBRE O DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct1987.v4.9190Resumo
Ao conotar a ciência como produto da sociedade, esbarra-se, usualmente, em dois obstáculos: na própria definição de ciência e no conteúdo do que é social. Considerando alguns exemplos do que ocorre com as ciências agrárias no Brasil, procura-se mostrar essas incoerências e ilustrar a natureza complexa e contraditória que caracteriza o desenvolvimento da ciência subdesenvolvida. Entretanto, essa compreensão somente é possível quando se ultrapassa a concepção positivista da ciência, da procura por causas e efeitos e da própria forma de se fazer ciência social. O objetivo é redirecionar o estudo da ciência sob o enfoque da filosofia da tecnologia e da tradição hermenêutico-dialética, para compreender a prática da ciência em sociedades subdesenvolvidas.Downloads
Publicado
1987-01-01
Como Citar
MUNIZ, J. N. (1987). A COMPREENSÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA CIENTÍFICA: UMA PERSPECTIVA SOBRE O DEBATE. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 4(1), 97–108. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct1987.v4.9190
Edição
Seção
Debate
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