Uso das informações meteorológicas na agricultura do Rio Grande do Sul

Autores

  • Bernadete Radin Centro Estadual de Meteorologia – CEMETRS – Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária- FEPAGRO. Rua Gonalves Dias, 570, CEP 90130-060 Porto Alegre, RS.
  • Ronaldo Matzenauer Centro Estadual de Meteorologia – CEMETRS – Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária- FEPAGRO. Rua Gonalves Dias, 570, CEP 90130-060 Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.31062/agrom.v24i1.24880

Palavras-chave:

agrometeorologia, clima, previsão, inovações

Resumo

Não há nenhum segmento da cadeia produtiva agrícola que não seja influenciado pelas condições meteorológicas. Elas influenciam desde a semeadura/plantio até o transporte e armazenamento dos produtos, sendo de fundamental importância que se faça uso das informações meteorológicas e climáticas para melhor gestão da propriedade. Para melhor entendimento dessa importância, fez-se uma revisão da literatura sobre o assunto e realizou-se uma análise dos produtos que foram ou que são elaborados pelos pesquisadores do Centro Estadual de meteorologia – CemetRS/ FEPAGRO. Há mais de 60 anos essa Instituição monitora dados de temperatura do ar e do solo, umidade do ar e do solo, radiação solar, precipitação pluvial, entre ou­tros elementos meteorológicos. Também tem gerado analises e produtos derivados dessas informações como: analises da distribuição da precipitação e da temperatu­ra tanto no tempo quanto espacialmente no estado do Rio Grande do Sul, analises das horas de frio, somas térmicas, necessidades hídricas das culturas, zoneamentos agrícolas, entre outros produtos. Mais recentemente tem elaborado e divulgado a previsão de tempo e clima para o Estado. Mas, apesar dos trabalhos já realizados, ainda há muitos desafios a serem alcançados, muitos produtos a serem gerados e necessidade de maior interatividade com os usuários desses produtos.

Downloads

Publicado

11/07/2016

Como Citar

Radin, B., & Matzenauer, R. (2016). Uso das informações meteorológicas na agricultura do Rio Grande do Sul. Agrometeoros, 24(1). https://doi.org/10.31062/agrom.v24i1.24880