Resposta do tomateiro ‘Sweet Heaven’ cultivado sob doses de bioestimulante à variação temporal dos elementos do clima em Bom Jesus, PI

Autores

  • Gabriel Siqueira Tavares Fernandes Universidade Federal do Piauí - UFPI/CPCE
  • Edivania de Araujo Lima Universidade Federal do Piauí - UFPI/CPCE
  • Daniela Vieira Chaves Universidade Federal do Piauí - UFPI/CPCE
  • Joana D'arc Mendes Vieira Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.31062/agrom.v26i1.26309

Palavras-chave:

Lycopersicon esculentum Mill., graus-dia, potencial de cultivo, semiárido, Brasil

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram determinar o acúmulo térmico e avaliar a influência de elementos climáticos na cultura do tomateiro ‘Sweet Heaven’ cultivado sob diferentes doses de bioestimulante vegetal no município de Bom Jesus, PI. O experimento foi desenvolvido em ambiente protegido, na Universidade Federal do Piauí – UFPI/CPCE. O delineamento adotado foi em blocos ao acaso, sendo os tratamentos as doses de bioestimulante (0,0; 2,5; 5,0; 7,5; 10,0 e 12,5 mL L-1 de H2O), com seis repetições. Os elementos climáticos temperatura (°C) e umidade relativa do ar (%) foram medidos com o auxílio de um termohigrômetro, sendo coletados diariamente em três horários (9:00, 15:00 e 18:00). As avaliações foram realizadas até o momento em que mais de 50% das plantas tinham reduzido a produção de frutos. A necessidade térmica utilizada para o desenvolvimento do tomateiro foi calculada com base na metodologia de graus-dia e os dados de acúmulo térmico encontrado foram submetidos à análise de variância, procedendo-se posteriormente, teste de comparação de médias. O tomateiro ‘Sweet Heaven’ apresentou plasticidade para a variação temporal dos elementos climáticos em Bom Jesus, demostrando potencial de cultivo na região. O menor acúmulo térmico foi obtido na dose de 7,5 mL L-1 de H2O de bioestimulante.

Biografia do Autor

Gabriel Siqueira Tavares Fernandes, Universidade Federal do Piauí - UFPI/CPCE

Graduando em Engenharia agronômica. Desenvolve pesquisa da área de Meteorologia e Climatologia agrícola.

Edivania de Araujo Lima, Universidade Federal do Piauí - UFPI/CPCE

Meteorologista (UFAL), possui mestrado e doutorado em Meteorologia (UFCG). Professora da Universidade Federal do Piauí. Desenvolve pesquisas na área de Meteorologia e Climatologia.

Daniela Vieira Chaves, Universidade Federal do Piauí - UFPI/CPCE

Engenheira agrônoma, mestre em Produção Vegetal e doutorado em Fisiologia vegetal (UFV). Professora da Universidade Federal do Piauí. Desenvolve pesquisas na área de Fisiologia vegetal.

Joana D'arc Mendes Vieira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Engenheira agrônoma (UESPI), Mestre em Agronomia/Fitotecnia (UFPI) e Doutoranda em Agronomia/Fitotecnia (UFLA). Desenvolve pesquisas na área de produção vegetal.

Downloads

Publicado

12/21/2018

Como Citar

Tavares Fernandes, G. S., Lima, E. de A., Chaves, D. V., & Vieira, J. D. M. (2018). Resposta do tomateiro ‘Sweet Heaven’ cultivado sob doses de bioestimulante à variação temporal dos elementos do clima em Bom Jesus, PI. Agrometeoros, 26(1). https://doi.org/10.31062/agrom.v26i1.26309

Edição

Seção

BIOMETEOROLOGIA