Qualidade da radiação solar global de diferentes bases digitais para Mato Grosso do Sul

Autores

  • Orlando Moreira Júnior Universidade Federal da Grande Dourados
  • Eder Comunello Embrapa Agropecuária Oeste
  • Carlos Ricardo Fietz Embrapa Agropecuária Oeste

DOI:

https://doi.org/10.31062/agrom.v28.e026583

Palavras-chave:

bases meteorológicas digitais, qualidade dos dados, caracterização climática

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade dos dados diários de radiação solar global incidente em Mato Grosso do Sul e disponibilizados em bases digitais de acesso público. Como referência foram utilizados dados observados em treze estações meteorológicas automáticas de superfície, distribuídas pelo Estado. A partir das coordenadas de cada estação, utilizou-se um interpolador bilinear para recuperar os valores diários de radiação solar global nas bases disponibilizadas por Xavier et al. (2015) e pelo programa NASA/POWER. Originalmente os dados foram obtidos na forma de grade regular, tendo 0,25º e 1° de resolução, respectivamente. Os dados das bases e de referência foram então comparados entre si, a partir de 1983, considerando diferentes períodos e fontes de aquisição. Ferramentas de estatística destinadas a avaliar o grau de precisão e acurácia de cada base foram utilizadas. Os resultados sugerem que os dados das bases podem ser utilizados em substituição aos dados de referência, com alto grau de precisão e acurácia, dependendo do período de interesse. Isto representa um grande avanço para o desenvolvimento de estudos em áreas que necessitam de dados de radiação solar, já que existem limitações quanto ao número de estações, tamanho e consistência das séries.

Biografia do Autor

Orlando Moreira Júnior, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional em 2018, Doutor em 2009 pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Botucatu-SP, no departamento de Engenharia Rural na área de Energia na Agricultura, mestrado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) pelo departamento de Engenharia Aeronáutica na área de Aerodinâmica, Propulsão e Energia em 1996 e graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1993. Atualmente é professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Faculdade de Engenharia (FAEN) atuando no curso de Engenharia de Energia.

Eder Comunello, Embrapa Agropecuária Oeste

Engenheiro Agrônomo, graduado em 1998 pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ciências Ambientais com título obtido em 2001 (UEM/PEA). Em fevereiro de 2016 concluiu o Doutorado em Engenharia de Sistemas Agrícolas na USP/Esalq. Desde 2002 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), atuando Embrapa Agropecuária Oeste, unidade localizada em Dourados, MS.

Carlos Ricardo Fietz, Embrapa Agropecuária Oeste

Possui graduação em Agronomia pela UFRGS (1982), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Área de Irrigação, pelo IPH/UFRGS (1987) e doutorado em Agronomia, Área de Irrigação, pela ESALQ/USP (1998). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Atua nas áreas de Agrometeorologia e Irrigação .

Downloads

Publicado

04/06/2020

Como Citar

Moreira Júnior, O., Comunello, E., & Fietz, C. R. (2020). Qualidade da radiação solar global de diferentes bases digitais para Mato Grosso do Sul. Agrometeoros, 28. https://doi.org/10.31062/agrom.v28.e026583

Edição

Seção

METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA