Uso de diferentes bases de dados de irradiação solar na geração de energia elétrica de um sistema fotovoltaico

Autores

  • Orlando Moreira Júnior Universidade Federal da Grande Dourados
  • Celso Correia de Souza Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Daniel Massen Frainer Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS

DOI:

https://doi.org/10.31062/agrom.v28.e026645

Palavras-chave:

PV*Sol, Inmet, geração elétrica

Resumo

O artigo mostra o resultado da comparação entre os valores da energia elétrica gerada por um sistema fotovoltaico de 4,26kWp e a previsão de energia elétrica gerada segundo os dados de irradiação obtidos através de três softwares, SWERA, SunDATA e PV*SOL e da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O software PV*SOL foi o que apresentou os melhores resultados, quando comparado aos dados do sistema fotovoltaico, variação média de 1,56%, enquanto que a base de dados da estação meteorológica do INMET e os softwares SunDATA e SWERA apresentaram desvios médios de 5,69%, 10,82% e 20,85%, respectivamente. O software PV*SOL, foi o que apresentou valores mais próximos frente aos resultados de geração de energia do sistema fotovoltaico, usando como metodologia de cálculo a potência do sistema, a área dos painéis, a eficiência de conversão do painel e a taxa de desempenho do sistema.

Biografia do Autor

Orlando Moreira Júnior, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional em 2018, Doutor em 2009 pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Botucatu-SP, no departamento de Engenharia Rural na área de Energia na Agricultura, mestrado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) pelo departamento de Engenharia Aeronáutica na área de Aerodinâmica, Propulsão e Energia em 1996 e graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1993. Atualmente é professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Faculdade de Engenharia (FAEN) atuando no curso de Engenharia de Energia.

Celso Correia de Souza, Universidade Anhanguera-Uniderp

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1972); mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e; doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994). É professor aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas, MS. Atualmente, é professor doutor da Universidade Anhanguera Uniderp, Campus de Campo Grande, MS. É professor do Curso de Matemática e dos Mestrados em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Produção e Gestão Agroindustrial e do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp de Campo Grande (MS). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, Otimização e Pesquisa Operacional e Controle Automático de Sistemas. É pesquisador da Fundação Manoel de Barros (FMB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (NEPES) que calcula a Inflação da cidade de Campo Grande (MS).

Daniel Massen Frainer, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Mato Grosso do Sul, Desenvolvimento Regional, Economia Industrial, Mercado de Trabalho e Meio Ambiente. Atualmente desenvolvendo projetos relacionados com o tema de Matriz de Insumo-Produto Regional.

Downloads

Publicado

03/22/2020

Como Citar

Moreira Júnior, O., Souza, C. C. de, & Frainer, D. M. (2020). Uso de diferentes bases de dados de irradiação solar na geração de energia elétrica de um sistema fotovoltaico. Agrometeoros, 28. https://doi.org/10.31062/agrom.v28.e026645

Edição

Seção

METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA