Impacto das condições meteorológicas no período anterior à colheita em frutos de oliveira, cultivar Koroneiki

Autores

  • Angelica Prela-Pantano Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado de São paulo, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Instituto Agronômico de Campinas
  • Patricia Prati Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado de São paulo, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.
  • Erika Maria Roel Gutierrez Fatec-SP
  • Edna Ivani Bertoncini Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado de São paulo, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.

DOI:

https://doi.org/10.31062/agrom.v28.e026764

Palavras-chave:

azeitona, clima, óleo, precipitação

Resumo

As oliveiras são plantas originárias do Mediterrâneo, que se adaptaram bem em determinadas regiões do estado de São Paulo, como a região de São Sebastião da Grama. Azeites ricos em compostos fenólicos são benéficos à saúde e possuem alta estabilidade. O objetivo desse estudo foi avaliar físico-quimicamente azeitonas do cultivar Koroneiki, safra 2020, provenientes de duas propriedades, quanto aos parâmetros tamanho e diâmetro e quanto aos teores de água, lipídios, e compostos fenólicos totais, no momento da colheita. Após a colheita, os frutos foram conduzidos ao laboratório sendo avaliados inicialmente, quanto ao tamanho e diâmetro, e, posteriormente suas polpas foram removidas manualmente. Esse material obtido foi devidamente triturado, e com ele foram realizadas análises dos teores de umidade, lipídios e compostos fenólicos totais. As avaliações de tamanho e diâmetro dos frutos demonstraram que quanto maior o espaçamento entre as plantas, maior o volume do fruto. As demais determinações realizadas indicaram alto teor de umidade nos frutos, assim como baixo de compostos fenólicos totais, havendo diferença de teores desses constituintes entre os frutos das diferentes propriedades. Concluiu-se que as condições chuvosas no período de colheita acarretaram aumento de água nos frutos, assim como diminuição (diluição) dos compostos fenólicos totais.

Biografia do Autor

Angelica Prela-Pantano, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado de São paulo, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Instituto Agronômico de Campinas

http://lattes.cnpq.br/7817072755360167

Patricia Prati, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado de São paulo, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.

possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1997), graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é pesquisador científico nível VI do Polo Centro Sul da APTA/SAA. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Bebidas e Hortifrutícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de novos produtos, análise sensorial, conservação de frutas e hortaliças, pós-colheita de frutas e hortaliças, frutas e hortaliças minimamente processadas.

Erika Maria Roel Gutierrez, Fatec-SP

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em pela Universidade de São Paulo (2016). Desde setembro de 2012 é professora FATEC ? Piracicaba ?Dep. Roque Trevisan?, ministrando aulas nos cursos de Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal e Análise de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia de Frutas e Hortaliças, análise físico-química, análise sensorial e desenvolvimento de produto. Atualmente na coordenação do curso de Tecnologia em Alimentos da FATEC- Piracicaba.

Edna Ivani Bertoncini, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado de São paulo, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.

Engenheira Agrônoma pela ESALQ/USP. Mestrado e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas (ESALQ/USP). Doutorado sanduíche no Dipartimento di Biologia e Chimica Agro-forestale ed Ambientale - Università di Bari, Itália. Pós-doutorado no Departamento de Saneamento e Ambiente, FEC/UNICAMP. Atualmente é Pesquisadora Científica Nível VI, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA-Pólo Centro Sul. Atua nas áreas de pesquisa: ●Tratamento e uso de resíduos urbanos e agroindustriais em solos agrícolas: lodo de esgoto; lodo de curtume, palhadas; efluentes: vinhaça, indústria cítrica, dejetos da suinocultura, fabricação aminoácidos. ●Compostagem e substâncias húmicas; ●Monitoramento de nutrientes e contaminantes no sistema solo-água-planta. ●Fitotecnia: Cana-de-Açúcar como cultura absorvedora de resíduos orgânicos. Olivicultura: cultivares de azeitona adaptados ao clima subtropical, manejo cultural: fertilização, poda, colheita e extração de azeites, análise sensorial de azeites de oliva.

Downloads

Publicado

11/22/2020

Como Citar

Prela-Pantano, A., Prati, P., Gutierrez, E. M. R., & Bertoncini, E. I. (2020). Impacto das condições meteorológicas no período anterior à colheita em frutos de oliveira, cultivar Koroneiki. Agrometeoros, 28. https://doi.org/10.31062/agrom.v28.e026764