Estimativa da umidade do solo no ponto de murcha permanente para solos do sul do Mato Grosso do Sul

Autores

  • Letícia Guimarães Pimentel Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Embrapa Solos
  • Wenceslau Geraldes Teixeira Embrapa Solos
  • Silvio Barge Bhering
  • Luís Carlos Hernani

DOI:

https://doi.org/10.31062/agrom.v32.e027637

Palavras-chave:

ponto de murcha permanente, função de pedotranferência, hierarquia, grupamento textural, classe de solo

Resumo

O estudo visa avaliar a confiabilidade de funções de pedotransferência (PTFs) para estimar a umidade do solo no ponto de murcha permanente (PMP) em solos do sul do Mato Grosso do Sul, num sistema hierárquico, utilizando valores de PMP em função do grupamento textural e da classe de solo. Coletou-se dados de PMP, granulometria, densidade do solo e teor de matéria orgânica de 30 amostras de solos. Fez-se uma análise gráfica em box-plot da relação entre PMP e os grupamentos texturais e obteve-se as médias, medianas e intervalos de confiança para valores de PMP estimados para as classes de solos obtidos em estudos de outras regiões do Brasil. A confiabilidade das PTFs foi avaliada por meio de estatísticas como RMSE e R² e análises gráficas de dispersão de resíduos versus valores preditos e gráficos de correlação 1:1 entre dados preditos e observados de θPMP. Recomenda-se o uso dos valores 0,043 cm³ cm-³ para textura arenosa, 0,143 cm³ cm-³ para textura média, 0,278 cm³ cm-³ para textura argilosa e 0,296 cm³ cm-³ para textura muito argilosa, quando se conhece apenas o grupamento textural. A PTF-θPMP de Oliveira et al. (2002) é a que apresenta a melhor confiabilidade, sendo a mais indicada para estimar PMP para os solos das bacias dos rios Ivinhema, Amambai e Iguatemi.

Biografia do Autor

Letícia Guimarães Pimentel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Embrapa Solos

Formada em Engenharia Ambiental pela Univerdade Veiga de Almeida - UVA, Menstranda em Engenharia Ambiental, na linha de pesquisa de Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora bolsista da Embrapa Solos.

Silvio Barge Bhering

Embrapa Solos

Downloads

Publicado

09/24/2024

Como Citar

Pimentel, L. G., Teixeira, W. G., Bhering, S. B., & Hernani, L. C. (2024). Estimativa da umidade do solo no ponto de murcha permanente para solos do sul do Mato Grosso do Sul. Agrometeoros, 32. https://doi.org/10.31062/agrom.v32.e027637

Edição

Seção

RELAÇÕES SOLO-ÁGUA-PLANTA-ATMOSFERA