VILAS RURAIS NA AMAZÔNIA ORIENTAL: O NORDESTE PARAENSE EM QUESTÃO

Autores

  • Laiane Bezerra Ribeiro
  • Dalva Maria da Mota Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA.
  • Ketiane dos Santos Alves

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2017.v34.26383

Palavras-chave:

comunidades, dendeicultura, Nordeste Paraense, povoados

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a formação histórica, localização e infraestruturas em vilas rurais na região produtora de dendê no Nordeste Paraense. Não obstante a importância das vilas como referência de pertencimento, raramente elas constituem objeto de análise na região mais antropizada do estado. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo exploratório em 21 municípios produtores de dendê. Neste universo, a amostra foi de 10% das vilas, ou seja, um total de 341 vilas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com atores-chave (antigos moradores e lideranças). As principais conclusões mostram a relação direta entre a formação, localização e infraestruturas das vilas. As vilas do Tipo 1 (com um centro) e do Tipo 3 (na margem dos cursos d’água) têm melhores infraestruturas porque são mais antigas, comportam maior número de habitantes com maior estabilidade para ali permanecerem, e dispõem de organizações sociais que pressionam o poder público em favor das suas demandas. As vilas do Tipo 2 (com casas espalhadas) são as que menos dispõem de infraestruturas pela dispersão das residências. As do Tipo 4 (ao longo das estradas) são as mais recentes e menos estáveis em decorrência dos fluxos migratórios que comportam porque são predominantemente constituídas por assalariados.

Biografia do Autor

Laiane Bezerra Ribeiro

Engenheira-agrônoma, mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável.

Dalva Maria da Mota, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA.

Pedagoga, doutora em Sociologia, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, bolsista de produtividade do CNPq, Belém, PA.

Ketiane dos Santos Alves

Engenheira-agrônoma, mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Publicado

2019-01-23

Como Citar

Ribeiro, L. B., Mota, D. M. da, & Alves, K. dos S. (2019). VILAS RURAIS NA AMAZÔNIA ORIENTAL: O NORDESTE PARAENSE EM QUESTÃO. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 34(3), 339–358. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2017.v34.26383

Edição

Seção

Artigos