Propriedades mecânicas em duas espécies de bambu submetidas a tratamentos térmicos

Autores

  • Mayra Ferreira Alves de Oliveira Mbamu Engenheira Florestal, mestra em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica,RJ.
  • Alexandre Miguel do Nascimento Engenheiro Florestal, mestre em Ciência Florestal, doutorado em Ciência Florestal, Professor Titular, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.
  • Rosilei Aparecida Garcia Engenheira Florestal, mestre em Ciências da Madeira, doutora em Ciências da Madeira, Professora, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.
  • Daiana Souza de Jesus Engenheira Florestal, mestra em Ciências Florestais, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26547

Palavras-chave:

Bambusa tuldoides, Phyllostachys aurea, ensaios mecânicos, modificação térmica, módulo de elasticidade

Resumo

O bambu é um material muito versátil, que apresenta elevada resistência físico-mecânica, além de leveza e flexibilidade. Pode ser utilizado em diversas áreas, como alimentação, movelaria, construção civil, artesanato etc. O tratamento térmico pode ser aplicado ao bambu, para propiciar melhorias de estabilidade dimensional e modificar a cor e as propriedades mecânicas do material. O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades mecânicas de Phyllostachys aurea e Bambusa tuldoides. O tratamento térmico foi aplicado em três temperaturas e durações de tempo: 160, 180 e 200ºC, por 15, 30 e 45 min, respectivamente. Os ensaios mecânicos foram realizados com a utilização da máquina de ensaio universal Contenco. Houve redução da resistência à compressão, com o aumento das temperaturas de tratamento. A resistência ao cisalhamento reduziu-se 47% em B. tuldoides, em comparação ao controle, considerando-se o tempo de tratamento de 45 min, e 59%, considerando-se  a temperatura de 200°C. Em P. aurea, houve redução de 31,5% de resistência ao cisalhamento, em comparação ao controle a 200ºC. O módulo de elasticidade à flexão (MOE) apresentou discreta elevação com o incremento da temperatura de tratamento

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

Mbamu, M. F. A. de O., Nascimento, A. M. do, Garcia, R. A., & Jesus, D. S. de. (2020). Propriedades mecânicas em duas espécies de bambu submetidas a tratamentos térmicos. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 37(1), e26547. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26547

Edição

Seção

Artigos