Oxidação de lipídeos e as implicações na nutrição e saúde de animais de produção

Autores

  • Lana Flávia Baron Farmacêutica, Universidade do Contestado. Concórdia - SC. Mestranda em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre - RS.
  • Rafael Pazinatto Médico Veterinário, Universidade Federal da Fronteira Sul. Realeza - PR. Médico Veterinário na Brasil Foods (BrF). Dourados - MS.
  • Camila Paula Baron Médica Veterinária, Universidade Federal da Fronteira Sul. Realeza - PR. Especialista em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, Universidade Federal do Paraná. Palotina - PR. Médica Veterinária Cirurgiã. Dourados - MS.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26597

Palavras-chave:

antioxidantes, lipídeos, nutrição animal

Resumo

O processo de oxidação é uma das principais reações de deterioração de alimentos. A oxidação tem grande influência no valor nutricional e na qualidade de produtos que são utilizados na nutrição animal, principalmente quando se fala em óleos utilizados na ração. A utilização de lipídeos tem o objetivo de possibilitar melhor desempenho e saúde ao animal, fornecendo-lhe mais energia. Esta revisão tem por objetivo abordar, de maneira geral, a importância dos lipídeos, como ocorre sua oxidação, o uso de antioxidantes e as implicações dos lipídeos para a nutrição e saúde de animais de produção. Os lipídeos são substâncias que possuem alto valor nutritivo e energético. Porém, quando a questão é nutrição, o uso de lipídeos oxidados altera as propriedades organolépticas da ração, como presença de odor, sabor e alteração da viscosidade do óleo, sendo característico o ranço. Ademais, pode levar ao desenvolvimento de alterações fisiológicas indesejadas e prejuízos nutricionais, além de formar substâncias tóxicas que possuem grande influência na ocorrência de doenças.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

Baron, L. F., Pazinatto, R., & Baron, C. P. (2020). Oxidação de lipídeos e as implicações na nutrição e saúde de animais de produção. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 37(1), e26597. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26597

Edição

Seção

Artigos