Empreendedorismo social – exercício ensaístico com suporte em insights cartográfico-categoriais

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Psicóloga, doutora em Administração de Empresas, professora do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF), professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na UFPI (Mestrado Profissional), em pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE.
  • Flávia Lorenne Sampaio Barbosa Administradora, doutora em Administração de Empresas, docente do curso de graduação em Administração da UFPI, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, Floriano, PI.
  • Danielle Maria Apolonio Rodrigues Geógrafa, mestranda em Gestão Pública na Universidade Federal do Piauí (PPGP/UFPI), membro do Núcleo de Pesquisa em Gestão Pública (NUPEGEP), professora intérprete de libras do Governo do Estado do Maranhão, São Luís, MA.
  • Thais de Sousa Costa Graduanda em Administração, Teresina, PI.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2022.v39.26932

Palavras-chave:

empresa social, negócios sociais, organizações sociais

Resumo

O presente estudo objetiva tecer contribuições à configuração do tema empreendedorismo social em pesquisas brasileiras. O estudo realiza revisão sistemática e agrega duas análises para melhor compreender a cartografia de 47 pesquisas nacionais sobre o tema, de 2014 a 2020. Por análise lexical, possibilitada pelo software Iramuteq, em combinação com a análise de conteúdo, na perspectiva da categorização, e desenvolvida com o auxílio do software ATLAS.ti, foram reunidos e discutidos elementos de configuração e possibilidades de insights teóricos para uma posterior análise mediante processos de teorização, o que o tema requer. Cinco clusters são discutidos: produção acadêmica (18,6%, UCEs), metodologias de pesquisa (24,2%, UCEs), questões/análise/problemas (sociais) (24,8%, UCEs), gestão (do/para o/a partir do) social (16,8%, UCEs) e engajamento (15,5%, UCEs). Em resumo, os resultados evidenciam as fragilidades teóricas e problemáticas resultantes, bem como acarretam em discussões sobre redes, impactos sociais, imaginação conceitual, criatividade (criação de valor social), aprendizagem relacional, processo empreendedor, agentes/atores sociais, processos coletivos e liderança responsiva, em face da contribuição do empreendedorismo social na costura de possibilidades concretas de desenvolvimentos agregadores à vida em sociedade.

Downloads

Publicado

2022-05-10

Como Citar

Bizarria, F. P. de A., Barbosa, F. L. S., Rodrigues, D. M. A., & Costa, T. de S. (2022). Empreendedorismo social – exercício ensaístico com suporte em insights cartográfico-categoriais. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 39(1), e26932. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2022.v39.26932

Edição

Seção

Artigos