A política de inovação de uma instituição de pesquisa

Autores

  • Adriana Regina Martin Graduada em Licenciatura em Química, doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pelo programa de Pós- Graduação Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. University of Wisconsin - Madison, WISC, Estados Unidos.
  • Karla da Costa Cartaxo Melo Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit/UnB). Graduada em Direito (UDF) com Especialização em Direito Previdenciário (ILFG). Brasília, DF.
  • Luciana Castro Tenorio Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit/UNB). Graduada em Direito (AESO - PE) com Especialização em Direito Processual Civil (FANESE - SE). Brasília, DF.
  • Naiara Creão da Costa Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia e pós-graduada em Contabilidade Pública pela Universidade Gama Filho. Brasília, DF.
  • Priscilla Marmentini Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit/UnB). Graduada em Direito na Unieuro, com Especialização em Direito Público pela Escola Superior do MPDFT. Brasília, DF.
  • Talita Souza Carmo Graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília, doutora em Biotecnologia pelo programa de Pós-Graduação Interunidades USP/IPT/Instituto Butantan e pós-doutora no Departamento de Engenharia Química da Universidade de São Paulo.
  • Tânia Cristina da Silva Cruz Doutora em Sociologia (UnB-DF), Mestre em Sociologia (UnB-DF), Graduada em Sociologia (UnB-DF). Brasília, DF.
  • Washington Luiz S. de Oliveira Graduação em Direito, Universidade Presidente Antônio Carlos. Brasília, DF.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27219

Palavras-chave:

estratégias, premissas, promoção à inovação

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender o processo de implementação da política de inovação de uma instituição de pesquisa, sob a ótica legal, após a publicação do novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. O trabalho apresenta as premissas, diretrizes e todo o arcabouço normativo interno, que está sendo preparado para subsidiar ações internas que possibilitem a atuação da instituição, dentro do ecossistema de inovação. Além disso, discorre sobre a perspectiva legal do cenário de inovação no Brasil e os avanços alcançados com a nova legislação em vigor.

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

Martin, A. R., Melo, K. da C. C., Tenorio, L. C., Costa, N. C. da, Marmentini, P., Carmo, T. S., … Oliveira, W. L. S. de. (2023). A política de inovação de uma instituição de pesquisa. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 40, e27219. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27219

Edição

Seção

CT&I: transformação e moto