Economicidade e sustentabilidade influenciam a intenção de compra dos consumidores de café

Autores

  • Camila Aparecida Lessa Soares Cientista de Alimentos, mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG.
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Administrador, doutor em Economia Aplicada, pós-doutorado em Administração Pública, Rutgers University, The State University of New Jersey, USA, professor titular da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG.
  • Suzana Maria Della Lucia Engenheira de alimentos, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, professora associada IV, Departamento de Engenharia de Alimentos, Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.
  • Valéria Paula Rodrigues Minim Engenheira de Alimentos, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pós-doutorado em Análise Sensorial de Vinhos, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, professora titular, Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27232

Palavras-chave:

comportamento, decisão de compra, mercado

Resumo

Compreender as preferências e o comportamento do consumidor oferece a possibilidade de entender a aceitação ou rejeição de determinados produtos e de incentivar a criação de “marketing sensorial”. Para analisar as hipóteses do estudo de que as características não sensoriais possibilitam a criação de fatores que influenciam a intenção de compra, e de que os consumidores podem ser agrupados em razão dos atributos avaliados no momento da compra, os dados foram submetidos a um estudo exploratório e analisados pela técnica multivariada. Utilizou-se a análise fatorial, para determinar quais atributos são importantes para a decisão de compra de café, e a análise de agrupamento, para definir os grupos dos consumidores da bebida. Participaram do estudo 841 consumidores de café, que responderam a um questionário online. Dois fatores influenciam a decisão de compra, economicidade e sustentabilidade, o que resultou em quatro grupos de consumidores. A segmentação do mercado de café, com base nos atributos importantes no momento da compra, segue uma tendência nacional, pela qual os consumidores que buscam marca, preço e qualidade do produto mostram que estão preocupados com o meio ambiente.

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Soares, C. A. L., Ferreira, M. A. M., Della Lucia, S. M., & Minim, V. P. R. (2023). Economicidade e sustentabilidade influenciam a intenção de compra dos consumidores de café. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 40, e27232. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27232