DINÂMICAS DE (RE)OCUPAÇÃO DE TERRAS: A LÓGICA PATRIMONIALISTA E A ÁREA DE INFLUÊNCIA DA RODOVIA BELÉM-BRASÍLIA NO NORDESTE PARAENSE

Authors

  • Meyer Gustavo
  • Joana Mattei Faggin Serviço Florestal Brasileiro (MMA/SFB), Brasília, DF.
  • Dalva Maria Mota Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA.
  • Ivaldo Gehlen Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2013.v30.22262

Abstract

O objetivo do artigo é analisar como foi gestada a desigualdade de acesso à rodovia Belém-Brasília (BR-010) entre ocupantes de “pequenos lotes de produção familiar” e de “grandes propriedades de terra” nos municípios de Mãe do Rio e Aurora do Pará, Estado do Pará. Para tanto, buscou-se compreender algumas características dos processos de (re)ocupação das áreas adjacentes à rodovia considerando-se a estrutura político-social vigente à época. Como embasamento teórico, recorreu-se à teoria patrimonialista de Raymundo Faoro e ao processo histórico de ocupação da região traçado por Jean Hébette. A pesquisa, realizada no âmbito de um projeto de desenvolvimento local (2005–2010), foi estruturada por meio de revisão de literatura, observações diretas e indiretas da paisagem, e entrevistas com atores-chave. Os resultados indicaram que o processo de ocupação da região apresentou características patrimonialistas (capitalismo politicamente orientado, imputação de vontades em outrem, confusão público-privado, etc.), que configuraram condições não igualitárias de acesso à terra e aos benefícios da rodovia.

Termos para indexação: acesso à terra, desigualdade, patrimonialismo.


DYNAMICS OF LAND (RE)OCCUPATION: THE PATRIMONIALIST LOGIC AND THE INFLUENCE AREA OF BELÉM-BRASÍLIA HIGHWAY IN NORTHEAST PARÁ

ABSTRACT

The aim of this article is to analyze the origin of the inequality of access to the Belém-Brasília highway (BR-010) between “small family farm plots” and “large land holdings” occupants in the municipalities of Aurora do Pará and Mãe do Rio, in state of Pará, Brazil. Therefore, it was sought to understand some characteristics of processes of (re)occupation of areas adjacent to the highway, considering the political and social structure prevailing at the time. As a theoretical background, Raymundo Faoro’s patrimonialist theory was used, as well as Jean Hébette’s outline on the historical process of occupation of the region. The research, which was conducted under a local development project (from 2005 to 2010), was structured through literature review, direct and indirect observations of the landscape, and interviews directed to key actors. The research results pointed that the process of occupation of the region occurred under patrimonialist characteristics (politically oriented capitalism, imposition of will, confusion between public and private, etc.), which indicated that there were unequal conditions for access to land and to the benefits of the highway.

Index terms: land access, inequality, patrimonialism.

Author Biographies

Meyer Gustavo

Zootecnista, Mestre em Aquicultura, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento
Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Av. João Pessoa, 31, Centro,
CEP 90040-000 Porto Alegre, RS.

Joana Mattei Faggin, Serviço Florestal Brasileiro (MMA/SFB), Brasília, DF.

Engenheira-agrônoma, Mestre em Desenvolvimento Sustentável, técnica do Serviço Florestal Brasileiro
(MMA/SFB), SQS 406, Bloco T, ap. 205, Asa Sul, CEP 70255-200 Brasília, DF.

Dalva Maria Mota, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA.

Pedagoga, Doutora em Sociologia, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, docente do Programa de
Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (NEAF/UFPA), bolsista de produtividade do CNPq, Embrapa
Amazônia Oriental, Travessa Doutor Enéas Pinheiro, s/n, Caixa Postal 48, CEP 66095-100 Belém, PA.

Ivaldo Gehlen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Cientista social, Doutor em Sociologia, docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento
Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Av. João Pessoa, 31, Centro,
CEP 90040-000 Porto Alegre, RS.

Published

2013-12-31

How to Cite

Gustavo, M., Faggin, J. M., Mota, D. M., & Gehlen, I. (2013). DINÂMICAS DE (RE)OCUPAÇÃO DE TERRAS: A LÓGICA PATRIMONIALISTA E A ÁREA DE INFLUÊNCIA DA RODOVIA BELÉM-BRASÍLIA NO NORDESTE PARAENSE. Science & Technology Journals, 30(1/3), 33–53. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2013.v30.22262

Issue

Section

Artigos