FORMAÇÃO DE PESQUISADORES E ESTÁGIO EM PESQUISA: A EXPERIÊNCIA NA EMBRAPA

Authors

  • SÉRGIO PINELA RAMAGEM
  • TARCÍZIO REGO QUIRINO

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct1988.v5.9159

Abstract

O modelo clássico de formação profissional adotado na grande maioria dos sistemas educacionais preconiza três fases distintas no processo. A primeira fase, ou seja, a de "especialização" é precedida por um período básico, normalmente de dois a três anos, no qual os fundamentos teóricos são adquiridos. A segunda fase é caracterizada pela "imersão" do futuro profissional num conteúdo especializado: aprendizagem de habilidades e conhecimentos mais específicos e de um complexo sistema de valores que orientem o desempenho do exercício profissional. A terceira e última fase é aquela que podemos chamar de fase de "indução". Esta caracteriza-se, em muitas profissões, por um período de aprendizagem, em que se procura expor o indivíduo a situações reais de desempenho, para que possa colocar em prática os conhecimentos e habilidades adquiridos na escola, sob a orientação/supervisão de profissional qualificado e experiente.

Published

1988-01-01

How to Cite

RAMAGEM, S. P., & QUIRINO, T. R. (1988). FORMAÇÃO DE PESQUISADORES E ESTÁGIO EM PESQUISA: A EXPERIÊNCIA NA EMBRAPA. Science & Technology Journals, 5(1/3), 97–108. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct1988.v5.9159