Estratégias de produção e desenvolvimento com base na agroecologia: análise comparada de estudos de casos em Nova Friburgo, Brasil e Mendoza, Argentina

Autores/as

  • Iranilde de Oliveira Silva Zootecnista, doutora em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, assessora técnica do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Rio de Janeiro, RJ.
  • Facundo Martín Engenheiro-Agrônomo, doutor em Ciência Sociais, professor do Departamento de Geografía, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo), Mendoza, MDZ, Argentina.
  • Renato Linhares de Assis Engenheiro-Agrônomo, doutor em Economia Aplicada, pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Seropédica, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27315

Palabras clave:

segurança alimentar, desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, mercados agroalimentares, políticas públicas

Resumen

Discute-se a agroecologia como uma interface do desenvolvimento socioeconômico de agricultores familiares impulsionados por movimentos sociais e políticas governamentais. Foram utilizados estudos de casos de Mendoza, Argentina, e Nova Friburgo, Brasil, e metodologia qualitativa para definir amostragem para entrevistas e organizar as informações coletadas. As características de ocupação dos dois territórios analisados forjaram os sistemas de produção locais e, no processo de investigação realizado foi fundamental apreendê-las de forma clara, para o entendimento de como foram estabelecidas as estratégias agrícolas desenvolvidas pelas famílias em seus sistemas de produção. A agroecologia aparece como alternativa não apenas aos meios de desenvolvimento de técnicas produtivas, mas como opção para um processo de desenvolvimento territorial sustentável.

Publicado

2024-12-10

Cómo citar

Silva, I. de O., Martín, F., & Assis, R. L. de. (2024). Estratégias de produção e desenvolvimento com base na agroecologia: análise comparada de estudos de casos em Nova Friburgo, Brasil e Mendoza, Argentina. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 41, e27315. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27315