Da planta ao prato: estudo da intenção de compra da farinha de ora-pro-nóbis

Autores/as

  • Reinaldo de Camargo Lopes Engenheiro-agrônomo, doutorando em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (Cepan), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Luana Rodrigues Ferretto Médica-veterinária, doutoranda em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (Cepan), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Liris Kindlein Médica-veterinária, doutora em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo, professora do Programa de Pós-Graduação do Cepan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Elza Eliza Altvater Nutricionista pela State University of New York, SUNY, Estados Unidos, master of science in Nutrition pela Brooklyn College, CUNY Brooklyn, Estados Unidos. Rockland Contry Office for the Aging, Pomona, NY, Estados Unidos.
  • Valéria da Veiga Dias Administradora, doutora em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (Cepan), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Jean Philippe Palma Revillion Engenheiro-agrônomo, doutor em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (Cepan), professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Cepan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27381

Palabras clave:

produto verde, saudabilidade, sustentabilidade, teoria do comportamento planejado

Resumen

Este estudo enfoca a sustentabilidade na produção de alimentos, um assunto de importância global. A ora-pro-nóbis (OPN), uma alternativa vegetal de alto valor nutritivo e baixo custo de produção, é destacada como uma oportunidade para impulsionar a sustentabilidade e a diversificação de renda no agronegócio. A pesquisa utiliza a Teoria do Comportamento Planejado (TPB) para investigar a intenção de compra da farinha de OPN e como os atributos percebidos de saudabilidade e sustentabilidade influenciam a atitude dos consumidores. Os dados coletados por meio de um questionário foram analisados utilizando a Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados indicam que os fatores da TPB influenciaram de maneira variada a intenção de compra do produto farinha de OPN. A percepção dos atributos de saudabilidade e sustentabilidade teve um impacto positivo na atitude dos consumidores. Fatores como a consciência ecológica, a relação homem/natureza e a preocupação com as gerações futuras podem influenciar a intenção de compra. O modelo teórico se mostrou satisfatório, sugerindo que ele pode ser reaplicado em diferentes contextos para ser validado e consolidado.

Publicado

2024-04-12

Cómo citar

Lopes, R. de C., Ferretto, L. R., Kindlein, L., Altvater, E. E., Dias, V. da V., & Revillion, J. P. P. (2024). Da planta ao prato: estudo da intenção de compra da farinha de ora-pro-nóbis. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 41, e27381. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27381