Alimentando um mundo em crescimento: uma jornada científica sobre a tríade sustentabilidade, alimentos e as percepções do consumidor

Autores/as

  • Luana Rodrigues Ferretto Médica Veterinária, doutoranda em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Reinaldo de Camargo Lopes Engenheiro Agrônomo, doutorando em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Líris Kindlein Médica Veterinária, doutora em Ciência Animal e Pastagens e Pós-doutorado em Ciência Animal-Zootecnia pela USP e em Animal Science pela University of California. Professora/orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27393

Palabras clave:

agronegócio, atributos sustentáveis, consumo, intenção de compra, produção de alimentos, rótulos de sustentabilidade

Resumen

A expansão da população mundial representa desafios para a produção de alimentos devido ao sistema de produção linear ser insustentável sob as dimensões do desenvolvimento sustentável. Por isso há um foco global para a promoção de práticas de produção e consumo sustentável de alimentos, evidenciando a necessidade de investigações nessa área de estudo. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura nas bases Elsevier’s Scopus e Web of Science. O estudo buscou investigar a relação entre a tríade sustentabilidade, alimentos e consumidores no enfoque da ciência, explorando lacunas de conhecimento sobre as percepções dos consumidores em relação a produtos alimentícios com rótulos de sustentabilidade. Os resultados da revisão indicam que a sustentabilidade se configura como um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para o sistema alimentar global. Os consumidores demonstram crescente valorização por produtos alimentícios que possuem atributos sustentáveis, como aqueles certificados com rótulos e selos de qualidade confiáveis. Estes, por sua vez, influenciam as escolhas dos consumidores e podem ser ferramentas eficazes de marketing verde e educação, promovendo um consumo responsável e estimulando uma produção mais ecológica, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no setor alimentício. Essas ações, aliadas à crescente consciência ambiental dos consumidores e à adoção de políticas públicas adequadas, podem impulsionar a transição para um agroecossistema de produção e consumo de alimentos mais sustentável.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Ferretto, L. R., Lopes, R. de C., & Kindlein, L. (2024). Alimentando um mundo em crescimento: uma jornada científica sobre a tríade sustentabilidade, alimentos e as percepções do consumidor. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 41, e27393. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27393