PUBLICIDADE E IDEOLOGIA: NOTAS PARA DEBATE

Autores/as

  • MATHEUS BRESSAN

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct1989.v6.9136

Resumen

Este trabalho é um ensaio sobre relações entre publicidade e ideologia. Argumenta-se, para efeitos de debate, que a publicidade é uma técnica de comunicação carregada de conteúdos ideológicos, especialmente num de seus pólos — a propaganda. Delimita-se, para tanto, o que vem a ser propaganda e anúncio no conjunto da publicidade, bem como o significado de ideologia. Dessa delimitação surge a convergência da ideologia (regional ou geral) com as partes informativa (anúncio) e formativa (propaganda) da publicidade. A tese principal é de que a propaganda, mais que o anúncio, veicula mensagens ou argumentos cujo objetivo final é influenciar as representações ou visões de mundo dos indivíduos, grupos e coletividades inteiras. Em outros termos, considera-se a publicidade como um aparelho ideológico de informação.

Biografía del autor/a

MATHEUS BRESSAN

Eng.-Agr., MS, Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, cedido a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professor do Departamento de Economia Rural, CEP 36570 Viçosa, MG.

Publicado

1989-01-01

Cómo citar

BRESSAN, M. (1989). PUBLICIDADE E IDEOLOGIA: NOTAS PARA DEBATE. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 6(2/3), 339–343. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct1989.v6.9136

Número

Sección

Debate