Projeto Hortas Pedagógicas: avaliação da etapa piloto e contribuições para seu aprimoramento
DOI:
https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2022.v39.27077Palavras-chave:
análise de resultados, horta escolar, metodologia para implantação, segurança alimentar e nutricionalResumo
Este artigo consiste na análise crítica dos resultados obtidos por meio da avaliação da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas, implantado em quatro escolas públicas brasileiras. Trata-se de estudo empírico de abordagem qualitativa, considerando um estudo de caso longitudinal, com utilização do método de análise documental. Os resultados apontam que a implantação e manutenção da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas atingiu os objetivos iniciais propostos, tendo possibilitado a promoção da alimentação saudável e melhoria no aprendizado, tendo também inserido alunos, familiares e funcionários no cultivo dos alimentos; e melhorou a interação dentro da comunidade escolar. Os resultados também demonstram que a assistência técnica especializada é fundamental tanto para o processo de implantação quanto o de manutenção das hortas e que é necessário que as escolas recebam recursos para manutenção do projeto. O estudo pode contribuir para subsidiar o diálogo sobre estratégias de promoção da segurança alimentar e nutricional nos ambientes escolares e, com isso, assegurar o direito humano à alimentação. Sugere-se a realização de novas pesquisas para obter dados e informações de outros programas e ações que fomentem a implantação de hortas escolares, tanto no Brasil quanto no exterior, com o objetivo de qualificar o desenho do Projeto Hortas Pedagógicas, bem como a realização de pesquisas que possam avaliar a percepção das quatro comunidades escolares que receberam a etapa piloto do projeto.
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