Avaliação comparativa dos conhecimentos locais e científicos sobre características do solo em agroecossistemas do Projeto de Assentamento Oziel Alves III, DF
DOI:
https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27541Palavras-chave:
sistema agroflorestal, etnopedologia, diálogo de conhecimentosResumo
O objetivo deste trabalho foi verificar similaridades e diferenças entre conhecimento local e científico, inter-relacionando indicadores locais e científicos de qualidade do solo. A pesquisa se baseou nos métodos “InPaC-S” e “Validação Científica dos Indicadores Empíricos”. O estudo foi realizado no Assentamento Oziel Alves III (DF), em nove áreas: três com manejo agroflorestal sucessional na fase inicial, três com manejo agroflorestal sucessional em estágio secundário e três com manejo convencional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e oficina de validação científica com agricultores e pesquisadoras da Embrapa. 143 etnoindicadores foram levantados: 74 para fertilidade do solo, 45 para disponibilidade de água no solo, 15 para compactação de solo e 09 para biologia do solo. Deste total, 92 (64%) foram validados total ou parcialmente pelos pesquisadores, 14 (10%) foram classificados como “objeto potencial de pesquisa” e 37 (26%) não foram validados. Os etnoindicadores foram reorganizados, mostrando que 43% estavam relacionados às características das plantas cultivadas, 23% à biota do solo, 19% às propriedades do solo e 15% às plantas espontâneas. Os assentados com sistema de manejo agroflorestal triplicaram, pelo menos, a frequência de etnoindicadores pesquisados em relação aos com manejo convencional, com exceção dos etnoindicadores relacionados com raízes ou vigor das plantas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Após a publicação do trabalho, os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado (por exemplo: publicar em repositório institucional, como capítulo de livro, criar links em páginas eletrônicas, etc.), desde que mencionada a autoria e publicação inicial nesta revista.