Uso e conhecimento etnobotânico de plantas alimentícias negligenciadas com potencial nutricional no Brasil: uma revisão sistemática
Palavras-chave:
etnobotânica, biodiversidade alimentar, espécies negligenciadas, segurança alimentar, revisão sistemáticaResumo
Em um cenário de crises alimentares e perda de biodiversidade, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) representam um recurso estratégico para fortalecer a segurança e soberania alimentar ao promover a biodiversidade e valorizar o conhecimento etnobotânico. Este estudo objetiva sintetizar e analisar a literatura científica sobre o uso e conhecimento etnobotânico de PANC no Brasil. Por meio de um protocolo de revisão sistemática, realizamos uma análise de conteúdo qualitativa com foco em categorias analíticas-chave — diversidade de plantas, distribuição geográfica — e nas dimensões socioculturais e aplicadas do uso. Um total de 17 artigos atendeu aos critérios de inclusão, documentando coletivamente 408 espécies com potencial nutricional. Contudo, esta revisão revela que uma fração mínima dessas espécies — estimada em menos de 5% da amostra analisada — está abrangida no âmbito de estudos agronômicos publicados, o que reforça uma urgência por pesquisas aplicadas. Os resultados indicam uma concentração de pesquisas sobre espécies de maior ocorrência na Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, revelando lacunas críticas de conhecimento quanto a outros biomas. Para a efetiva integração das PANC em sistemas alimentares resilientes, pesquisas futuras devem avançar para além dos inventários descritivos de modo a abordar desafios agronômicos, toxicológicos e socioeconômicos, fornecendo assim a base de evidências necessária para integrar efetivamente as PANC em sistemas alimentares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Após a publicação do trabalho, os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado (por exemplo: publicar em repositório institucional, como capítulo de livro, criar links em páginas eletrônicas, etc.), desde que mencionada a autoria e publicação inicial nesta revista.
