Morfologia de mudas de pessegueiro 'Granada' com porta-enxertos de dois sistemas de produção

Autores

  • Guilherme Nicolao Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Avenida Eliseu Maciel, s/no, CEP 96160-000 Capão do Leão, RS.
  • Newton Alex Mayer Embrapa Clima Temperado, BR-392, Km 78, 9.° Distrito, Monte Bonito, Caixa Postal 403, CEP 96010-971 Pelotas, RS.
  • Bernardo Ueno Embrapa Clima Temperado, BR-392, Km 78, 9.° Distrito, Monte Bonito, Caixa Postal 403, CEP 96010-971 Pelotas, RS.
  • Valmor João Bianchi Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Botânica, Instituto de Biologia, Avenida Eliseu Maciel, s/no, CEP 96001-970 Capão do Leão, RS

Palavras-chave:

Prunus persica, método de propagação, porta‑enxerto, frutífera de caroço

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do uso de porta‑enxertos provenientes dos sistemas de produção clonal e por sementes sobre as características morfológicas de mudas de pessegueiro da cultivar Granada. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (copa 'Granada' enxertada em cinco porta-enxertos) e cinco repetições. Os porta-enxertos da produção clonal foram o pessegueiro 'Okinawa' e os genótipos de pessegueiro GKM-ELD-10-70, EF-SAU-10-78 e EF-SAU-10-87 mantidos em vasos. Os porta-enxertos do sistema por sementes provieram de sementes de pêssego de algumas variedades copa (mistura de sementes), utilizadas para a fabricação de conserva e propagados em sistema de viveiro de campo. Foram avaliadas as variáveis morfológicas da parte aérea e das raízes. O sistema de produção dos porta-enxertos não afetou o volume de raízes. No entanto, as mudas do sistema de porta-enxertos clonais em vasos apresentaram maior percentagem de água nas raízes. Os porta-enxertos clonais em sistema de vasos não afetam a maioria das características morfológicas de mudas de pessegueiro 'Granada'; no entanto, induzem um sistema radicular homogêneo e retardam a abscisão foliar, além de não necessitarem de poda radicular.

Downloads

Publicado

2024-03-22

Como Citar

Nicolao, G., Mayer, N. A., Ueno, B., & Bianchi, V. J. (2024). Morfologia de mudas de pessegueiro ’Granada’ com porta-enxertos de dois sistemas de produção. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 58(AA), e03225. Recuperado de https://apct.sede.embrapa.br/pab/article/view/27448