Tendência das temperaturas máxima e mínima do ar na Serra do Nordeste, Rio Grande do Sul

Authors

  • Bernadete Radin UFRGS
  • Bianca Pinheiro Costa UFRGS
  • Ricardo Wanke de Melo UFRGS
  • Denise Cybis Fontana UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.31062/agrom.v32.e027619

Keywords:

eventos extremos, tendências climáticas, mudanças climáticas

Abstract

Nos últimos anos os estudos sobre mudanças climáticas vêm se destacando em diversas partes do mundo. No entanto, existe a necessidade do entendimento das tendências do clima em escala regional, visando gerar mais conhecimento para planejar ações futuras. Com o objetivo de verificar se estas mudanças ocorrem também na região da Serra do Nordeste do Rio Grande do Sul, principalmente na temperatura do ar, foram analisados os dados meteorológicos de Bento Gonçalves, Bom Jesus, Cambará do Sul, Caxias do Sul e Lagoa Vermelha, no período de 1961 a 2019, conforme a disponibilidade de informações no banco de dados do INMET. Foram analisadas a temperatura máxima e mínima do ar em cada estação do ano, para cada década e a tendência dos 60 anos de dados. A temperatura mínima do ar não apresentou diferença entre as décadas de 1961 até 2019 nas estações do inverno, primavera e verão. No outono, a temperatura mínima foi menor entre os anos de 2000 a 2009, sendo que nas outras décadas não houve diferença. Já as temperaturas máximas foram menores na década de 80, nas estações do outono e no verão e, na década de 70 nas estações do inverno e primavera. Considerando-se o período de 1961 até 2019, houve tendência positiva na temperatura máxima do ar no inverno e tendência negativa na temperatura mínima e, nas outras estações do ano, não foram observadas tendências significativas para a região da Serra do Nordeste do Rio Grande do Sul, Brasil.

Author Biographies

Bernadete Radin, UFRGS

Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em agrometeorologia. É docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Bianca Pinheiro Costa, UFRGS

Estudante de graduação na Faculdade de Agronomia - UFRGS.

Ricardo Wanke de Melo, UFRGS

Professor Adjunto do Departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia da Faculdade de Agronomia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Engenheiro Agrônomo (1999) e Mestre em Fitotecnia - Agrometeorologia (2003) pela UFRGS. Doutor em Agronomia - Física do Ambiente Agrícola (2005) pela ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo).

Denise Cybis Fontana, UFRGS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985). Obteve o título de Mestre em Fitotecnia em 1987 e de Doutor em Fitotecnia em 1995 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), em sanduíche com a Cranfield University, Inglaterra. Em 2005 realizou estagio Pós-doutoral junto a University of Southern Queensland, Austrália. Possuiu bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com forte atuação como orientadora de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Tem experiência em ensino e pesquisa na área de agrometeorologia e de sensoriamento remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: previsão e monitoramento de safras, modelagem agrometeorológica-espectral do rendimento de culturas, relações entre dados espectrais e fluxos gasosos, componentes do balanço de energia usando imagens, modelagem da produtividade primaria. Foi presidente por dois mandatos da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (2013-15 e 2015-17). Atualmente representa a América do Sul junto a Comissão de Agrometeorologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Published

2024-09-04

How to Cite

Radin, B., Costa, B. P., Melo, R. W. de, & Fontana, D. C. (2024). Tendência das temperaturas máxima e mínima do ar na Serra do Nordeste, Rio Grande do Sul. Agrometeoros, 32. https://doi.org/10.31062/agrom.v32.e027619