Viveiros educadores na Caatinga – mitigação aos efeitos da mudança do clima no semiárido brasileiro

Autores/as

  • Francinete Francis Lacerda Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA
  • Geraldo Majella Bezerra Lopes Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA
  • Mariana Maciel de Albuquerque Bolsista CNPq

DOI:

https://doi.org/10.31062/agrom.v26i2.26412

Palabras clave:

preservação ambiental, segurança alimentar, água, energia, caatinga, semiárido

Resumen

Os viveiros educadores são estratégias para o comprometimento e a proatividade relacionados à adaptação à mudança do clima pelo recaatingamento. Servem para aumentar a segurança alimentar, energética e hídrica. São espaços educativos que além de abordar a prática da produção de mudas de espécies nativas e ameaçadas, também priorizam o alto potencial alimentar e econômico que perpassam questões ecopedagógicas voltadas à obtenção de soluções sustentáveis. Os viveiros educadores são opções à preservação das fontes de água, energia, alimentos, biodiversidade, solos, enfim de toda a teia e ciclos de vida no bioma Caatinga.

 

Biografía del autor/a

Francinete Francis Lacerda, Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA

Francinete Francis Lacerda: Pós-graduada em Filosofia, Bacharel e Mestre em Meteorologia pela UFPB e Doutora em Engenharia Civil, pela UFPE. Pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA, desde 1996, onde atua na área de Mudanças Climáticas. Integra a rede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC) de pesquisa interdisciplinar em mudanças climáticas. Atualmente, coordena a rede de pesquisa Socioeconomia Verde no Bioma Caatinga frente às Mudanças Climáticas, credenciada pelo CNPq, atuando nas áreas de adaptação e mitigação de feitos das mudanças climáticas no semiárido brasileiro.

CV: http://lattes.cnpq.br/8295605388508449

Geraldo Majella Bezerra Lopes, Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA

Geraldo Majella Bezerra Lopes - Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980) e doutorado em Agricultural Systems - University of Reading (1990) - UK. Atualmente é pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e atualmente exerce o cargo de gerente de pesquisa e desenvolvimento. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em planejamento e desenvolvimento de sistemas agropecuários, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, prospecção tecnológica e de cadeias produtivas, planejamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento e diagnóstico rural rápido. Membro da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica.

CV: http://lattes.cnpq.br/6293886032778885

Departamento de Pesquisa - IPA

Planejamento, gestão de P&D

Mariana Maciel de Albuquerque, Bolsista CNPq

Mariana Maciel de Albuquerque: Bióloga / Cientista Ambiental pela UFPE (2010), com diploma de curso técnico em Design de Construção pelo TAFE Gold Coast - Austrália (2016) e certificado IV em Gestão de Pequenos Negócios pela Envirotech Byron Bay - Austrália (2017). Foi Assessora de Articulação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco com a Ilha de Fernando de Noronha (2011 a 2013). Participou da articulação e fundação do Jardim Didático Agroflorestal do Centro de Biociências (CB / UFPE, 2010) e de cursos e projetos de Educação Ambiental.

CV: http://lattes.cnpq.br/4641070133371321

Publicado

2020-03-03

Cómo citar

Lacerda, F. F., Lopes, G. M. B., & Albuquerque, M. M. de. (2020). Viveiros educadores na Caatinga – mitigação aos efeitos da mudança do clima no semiárido brasileiro. Agrometeoros, 26(2). https://doi.org/10.31062/agrom.v26i2.26412

Número

Sección

ENSINO