Produtividade de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo baseada em simulações multimodelos e mudanças climáticas

Autores

  • Helena Maria Soares Pinto ESALQ/USP
  • Murilo dos Santos Vianna ESALQ/USP
  • Leandro Garcia da Costa ESALQ/USP
  • Fábio Ricardo Marin

DOI:

https://doi.org/10.31062/agrom.v26i1.26300

Palavras-chave:

Saccharum officinarum, mudanças climáticas, modelagem

Resumo

O objetivo deste trabalho foi simular os níveis de produção da cana-de-açúcar para o cenário atual e futuro do Estado de São Paulo, baseando-se em dois modelos de simulação de cultura (DSSAT/CANEGRO e APSIM/Sugar) e dois modelos de projeção climática (CSIRO-Mk3-6-0 e HadGEM2-ES). As simulações ocorreram para trinta e oito locais do Estado e replicadas para dois cenários de emissão, otimista (RCP 4.5) e pessimista (RCP 8.5), e para três épocas de corte (precoce, média e tardia). Os cenários futuros, em média, representaram um aumento de 3% de precipitação total anual (45 mm), 9% na temperatura média máxima (3 °C) e 15% na temperatura média mínima (3 °C) nos locais de estudo em relação ao cenário atual. Através das simulações produzidas pelos dois modelos, foi possível identificar que a massa fresca de colmos respondeu positivamente aos cenários climáticos futuros em relação ao cenário atual, chegando a 16% no modelo APSIM/Sugar e 4% no modelo DSSAT/CANEGRO, o que corresponde à redução dos riscos de produção de cana-de-açúcar. De modo geral, nenhum dos cenários climáticos futuros implicaria em perda de produtividade em relação ao padrão atual.

Biografia do Autor

Helena Maria Soares Pinto, ESALQ/USP

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo, ESALQ. Tem experiência na área de meio ambiente, atuando principalmente em agrometereologia, modelagem de crescimento de cana-de-açúcar e mudanças climáticas.

Murilo dos Santos Vianna, ESALQ/USP

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP (2011), mestrado em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Universidade de São Paulo), Piracicaba, SP (2013) onde atualmente é doutorando no mesmo programa. Foi bolsista de iniciação científica pela EMBRAPA entre 2008 e 2010 e, no CEPAGRI entre 2010 e 2012, Campinas, SP. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Wageningen, Holanda, desenvolvendo projetos de pesquisas na área de agrometeorologia e modelagem de sistemas agrícolas com ênfase no aprimoramento, calibração e avaliação de modelos de crescimento para a cultura da cana-de-açúcar

Leandro Garcia da Costa, ESALQ/USP

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de São Carlos (2010), mestrado em Agricultura e Ambiente pela mesma Instituição (2012), atuando na área de Modelagem de Culturas e doutorado pela Universidade de São Paulo em Engenharia de Sistemas Agrícolas, com ênfase em Agrometeorologia e realizou o sanduíche no Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) em Brisbane, Austrália, pesquisando o efeito do manejo da palha e da irrigação nos sistemas de cultivo de cana-de-açúcar brasileira utilizando o modelo de simulação de culturas (APSIM-Sugarcane). Possui experiência na área de Agronomia trabalhando especificamente com a cultura da cana-de-açúcar. Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ministrando as disciplinas de Clima e Ambiente; Conservação e Recuperação de Solos; Transporte e Meio Ambiente, Poluição Atmosférica e Mudanças Climáticas para a graduação em Engenharia Ambiental e no curso de Especialização "lato sensu" em Construções, Comunidades e Planejamentos Sustentáveis .

Fábio Ricardo Marin

Engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1998), com mestrado e doutorado na área de agrometeorologia pela mesma instituição. Foi pesquisador da Embrapa, atuando na equipe responsável pelo Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (ZARC) do Brasil, tendo sido coordenador técnico entre 2006 e 2009; atuou na equipe responsável pelo Zoneamento Agroecológico da Cana-de--Açúcar; atuou em projetos de previsão de safras das culturas de café, cana, milho e soja para o Brasil. Concomitante (2005-2013), foi professor da PUC-Campinas, responsável pelas disciplinas na área de climatologia e mudanças climáticas e colunista (2003-2009) do Suplemento Agrícola do jornal "O Estado de São Paulo". Esteve em período sabático na Universidade da Florida (Campus de Gainesville), atuando junto a equipe mantenedora do Sistema DSSAT e com interesse em pesquisas sobre modelagem de cana-de-açúcar. Desde então, participa como co-líder da seção de modelagem de cana-de-açúcar do projeto AgMIP (www.agmip.org). É um dos representantes brasileiros no projeto Global Yield Gap Atlas (www.yieldgap.org), tendo participado dos levantamentos sobre as culturas de milho, soja e cana. Tem experiência international com visitas técnicas, participação em eventos técnico-científicos e proferindo palestras nos Estados Unidos, México, Inglaterra, França, Espanha, Holanda, Alemanha, Paraguai, Colômbia, Peru, Argentina, África do Sul, Quênia, Zimbábue, Ruanda, Uganda, Zâmbia, Angola, Moçambique, Botsuana, Tanzânia e Austrália. É o desenvolvedor do SAMUCA, um modelo brasileiro baseado em processos para cana-de-açúcar. Idealizou, implementou e mantém o Sistema TEMPOCAMPO-ESALQ, de suporte à previsão de safras das culturas de soja e cana-de-açúcar. Desenvolve projetos de extensão com diversas empresas brasileiras, principalmente no campo do monitoramento agrometeorológico e previsão de safras. Atualmente, é Pesquisador visitante na Fundação Getúlio Vargas (2008-) e professor do Depto. de Engenharia de Biossistemas da ESALQ/USP (2013-) com linha de pesquisa em agrometeorologia e modelagem de crescimento de culturas, com aplicações em avaliação de riscos climáticos para agricultura, zoneamento agrícola, projeções de impacto de mudanças climáticas, previsão de safras e manejo da irrigação.

Downloads

Publicado

12/21/2018

Como Citar

Pinto, H. M. S., Vianna, M. dos S., da Costa, L. G., & Marin, F. R. (2018). Produtividade de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo baseada em simulações multimodelos e mudanças climáticas. Agrometeoros, 26(1). https://doi.org/10.31062/agrom.v26i1.26300

Edição

Seção

ESTATÍSTICA E MODELAGEM