Agrometeorologia e a construção da Indicação Geográfica dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina

Autores

  • Cristina Pandolfo Epagri/CIRAM
  • Luiz Fernando de Novaes Vianna Epagri/CIRAM
  • Wilian da Silva Ricce Epagri/CIRAM
  • Angelo Mendes Massignam Epagri/CIRAM
  • Elisângela Benedet da Silva Epagri/CIRAM

DOI:

https://doi.org/10.31062/agrom.v27i1.26555

Palavras-chave:

regionalização, DIKW hierarquia, vitivinicultura

Resumo

A Agrometeorologia é uma ciência multidisciplinar que, além das atuações bem consolidadas na área agronômica, contribui para o desenvolvimento territorial regional e das cadeias produtivas, apoiando tecnicamente a implementação das Indicações Geográficas (IG). O objetivo desse trabalho foi apresentar os conhecimentos da agrometeorologia utilizados durante o processo de delimitação da Indicação Geográfica (IG) dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina. Para descrever as etapas da aplicação dos conhecimentos agrometeorológicos nesse processo, foi utilizada a proposta da hierarquia Data-Information-Knowledge-Wisdom (DIKW). Entre os conhecimentos da agrometeorologia utilizados na implementação de uma IG estão: consistência de dados climáticos, estimativas de variáveis meteorológicas, cálculo de variáveis agrometeorológicas, relação solo-água-planta, agrometeorologia dos cultivos e ecofisiologia vegetal.

Biografia do Autor

Cristina Pandolfo, Epagri/CIRAM

Pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Santa Catarina, agrometeorologia, climatologia agrícola, zoneamento agrícola, mudanças climáticas, viticultura e Indicações Geográficas.

Luiz Fernando de Novaes Vianna, Epagri/CIRAM

Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri. Trabalha com geoprocessamento aplicado à gestão costeira, gestão de recursos hídricos, agricultura, aquicultura e pesca. Desenvolve pesquisas na área de ecologia da paisagem, modelagem ambiental, avaliação de potencial e análise de risco.

Wilian da Silva Ricce, Epagri/CIRAM

Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri. Trabalha com Fitotecnia e Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: integração lavoura-pecuária, monitoramento agroclimático, riscos climáticos, sensoriamento remoto, geoprocessamento e zoneamento agrícola.

Angelo Mendes Massignam, Epagri/CIRAM

Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri. Desenvolve atividades em Fitotecnia, Agrometeorologia, Climatologia, Fisiologia Vegetal, Zoneamento Agrícola.

Elisângela Benedet da Silva, Epagri/CIRAM

Pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência de Solos, Mapeamento Digial de Solos, Indicações Geográficas.

Downloads

Publicado

03/06/2020

Como Citar

Pandolfo, C., Vianna, L. F. de N., Ricce, W. da S., Massignam, A. M., & da Silva, E. B. (2020). Agrometeorologia e a construção da Indicação Geográfica dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina. Agrometeoros, 27(1). https://doi.org/10.31062/agrom.v27i1.26555

Edição

Seção

METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA