Balanço de radiação utilizando métodos de estimativa da radiação solar em cultivo de cana-de-açúcar

Autores

  • Joana Madeira Krieger Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Isabella Siqueira Vieira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Wellerson de Oliveira Alves da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • José Leonaldo Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Guilherme Bastos Lyra Universidade Federal de Alagoas
  • Gustavo Bastos Lyra Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.31062/agrom.v27i1.26594

Palavras-chave:

problemas inversos, modelagem agrometeorológica, modelos lineares

Resumo

 

Devido à dificuldade de medidas contínuas e de qualidades das componentes do balanço de radiação, existe a necessidade de desenvolver modelos para estimá-las. Este trabalho ajustou os coeficientes dos métodos de Hargreaves-Samani (HaS) e Bristow-Campbell (BrC) para estimava da radiação solar global (Rs), assim como o albedo (α) e os coeficientes de um modelo de balanço de ondas longas (Rnl) em cultivo de cana-de açúcar na região de Rio Largo/AL. Medições das componentes do balanço (Rn) de radiação foram realizadas no período de 03 a 27/06/2006 por um saldo radiômetro. Os coeficientes foram ajustados por meio de técnicas de problemas inversos (Levenberg-Marquardt). Após o ajuste, os modelos de balanço de ondas curtas (Rns), Rnl e Rn obtidos em função de Rs estimado por HaS e BrC foram comparados com observações dessas componentes. O método de BrC ajustado (β0 = 0,478, β1 = 0,016 e β2 = 2,78) teve maior precisão e exatidão que o método de HaS (kt = 0,172). Os métodos de Rs ajustados quando usados na estimava de Rns, Rnl e Rn tiveram estimativas acuradas. Os erros dos modelos quando usados Rs estimados por HaS e BrC foram em sua maioria, repasse dos erros obtidos na estimativa de Rs. Entretanto, os erros dos modelos, principalmente do Rnl, têm baixo impacto no Rn.

Biografia do Autor

Joana Madeira Krieger, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018). Tem experiência na área de Meio Ambiente com ênfase no desenvolvimento de Estudos Ambientais e Modelagem de Sistemas Ambientais.

Isabella Siqueira Vieira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Engenharia Florestal. Bolsista PIBIC/CNPq no Lab. de Modelagem Atmosférica e Ambiental do Dep. de Ciências Ambientais, Instituto de Florestas.

Wellerson de Oliveira Alves da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduando em Agronomia. Estagiário Lab. de Modelagem Atmosférica e Ambiental do Dep. de Ciências Ambientais, Instituto de Florestas.

José Leonaldo Souza, Universidade Federal de Alagoas

Tem doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Agronomia (Meteorologia Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1980). Foi membro do comitê assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas no período 12/2002 a 12/2006. Professor Aposentado da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia e Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agroclimatologia, agrometeorologia, água-solo-planta-atmosfera, milho, feijão, cana-de-açúcar, instrumentação e experimentação agrometeorológica, meteorologia e climatologia, evapotranspiração, disponibilidade hídrica regional, graus-dia e fenologia. Especialista em radiação solar (radiometria ou solarimetria), atuando com ênfase em instrumentação solar, medidas solarimétricas, tratamento e banco de dados solarimétricos para aplicação em energia solar.

Guilherme Bastos Lyra, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (2000), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003), Doutorado em produção vegetal (culturas irrigadas e economia agrícola) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atualmente é professor adjunto I do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em irrigação e drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Hidráulica de condutos livres e forçados, manejo de irrigação, economia rural, cana-de-açúcar, milho e feijão.

Gustavo Bastos Lyra, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2000), Mestre em Agronomia (Meteorologia Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e Doutor em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Escola Superior de Agricultura 'Luiz de  Queiroz" - Universidade de São Paulo (2006). Atua na área Agrometeorologia, Climatologia e Micrometeorologia, principalmente nos seguintes temas: processos de transporte turbulento em superfícies vegetadas, evapotranspiração, estatística climatológica, sistema de informações geográficas aplicado as ciências atmosféricas e ambientais, radiometria solar e modelagem agrometeorológica. Atualmente é Prof. do Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

03/06/2020

Como Citar

Krieger, J. M., Vieira, I. S., Silva, W. de O. A. da, Souza, J. L., Lyra, G. B., & Lyra, G. B. (2020). Balanço de radiação utilizando métodos de estimativa da radiação solar em cultivo de cana-de-açúcar. Agrometeoros, 27(1). https://doi.org/10.31062/agrom.v27i1.26594