ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS, INFORMAÇÕES, SERVIÇOS PÚBLICOS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E PROJETOS DE CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA EM 115 MUNICÍPIOS PARANAENSES
DOI:
https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2018.v35.26349Palavras-chave:
desenvolvimento urbano e rural, estratégia de cidades, informação municipal.Resumo
As ações municipais requerem planejamento como um processo contínuo e permanente de prevenção, ordenação e controle da gestão de cidades e prefeituras, considerando abordagens sociais, econômicas, políticas, culturais, urbanas e rurais. O objetivo é analisar as estratégias, informações, serviços públicos e tecnologias da informação e suas relações com projetos de cidade digital estratégica em 115 municípios paranaenses. Todos os municípios pesquisados têm áreas, zonas ou propriedades urbanas e rurais. A metodologia da pesquisa enfatiza um estudo de caso comparativo que contemplou municípios com iniciativas digitais definidas pela Rede Cidade Digital do Paraná. Os resultados auferidos descrevem as análises das estratégias relacionadas com tecnologia da informação, 680 informações disponíveis, 304 serviços públicos oferecidos e 231 recursos da tecnologia da informação. A conclusão reitera que a implementação de projetos de cidade digital estratégica pode promover a melhoria dos serviços públicos, das decisões governamentais e da qualidade de vida dos cidadãos, bem como do desenvolvimento urbano e rural.
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