Aprendizagens e reflexões na construção de um diagnóstico participativo em comunidades pesqueiras do rio Araguaia
DOI:
https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2019.v36.26402Palavras-chave:
pescadores, ribeirinhos, sistematização de experiências.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de sistematizar as experiências vivenciadas na construção de um diagnóstico participativo em comunidades pesqueiras do Rio Araguaia, retratando as aprendizagens e reflexões quanto a esse processo social. Nos procedimentos metodológicos, utilizaram-se diferentes técnicas para a sistematização dessa experiência conforme é preconizado por Holliday (2006). Entre os resultados, pode-se inferir que a sistematização da experiência aqui retratada permitiu ao leitor aprendizagens e reflexões sobre o detalhamento de ações de um trabalho de campo e a realização de um diagnóstico socioeconômico e tecnológico, com base em metodologias participativas, com grupos específicos, como pescadores, ribeirinhos e indígenas, o que pode ser adaptado a diferentes contextos de intervenção social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Após a publicação do trabalho, os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado (por exemplo: publicar em repositório institucional, como capítulo de livro, criar links em páginas eletrônicas, etc.), desde que mencionada a autoria e publicação inicial nesta revista.