Hortas escolares pedagógicas: caracterização dos projetos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27363Palavras-chave:
agricultura urbana, educação alimentar e nutricional, educação ambiental, hortaliças, segurança alimentar e nutricionalResumo
Este artigo consiste na caracterização de projetos de hortas escolares que foram ou estão sendo realizados no Brasil. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa, realizado com base em um levantamento nacional sobre projetos de hortas escolares pedagógicas, conduzido no âmbito do Projeto UTF/BRA/085/BRA – parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Para tanto, utilizou-se da aplicação de questionário online. Os resultados apontam diversas potencialidades e benefícios das hortas pedagógicas para estudantes, suas famílias, e toda a comunidade da escola e seu entorno. Entretanto, foram observados desafios comuns à grande parte dos projetos: falta de recursos financeiros, de conhecimento técnico, de parcerias, de assistência técnica e de capacitação para os atores envolvidos nos projetos. A horta escolar é um excelente recurso pedagógico e de promoção da segurança alimentar e nutricional, que deve ser apoiado pela gestão pública, iniciativa privada, universidades, institutos federais, organizações do terceiro setor e pela comunidade envolvida com a escola. Os resultados dessa pesquisa podem subsidiar as discussões acerca das soluções para os desafios, e estratégias de fomento e de sustentabilidade dos projetos de hortas escolares pedagógicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Após a publicação do trabalho, os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado (por exemplo: publicar em repositório institucional, como capítulo de livro, criar links em páginas eletrônicas, etc.), desde que mencionada a autoria e publicação inicial nesta revista.