Hortas escolares pedagógicas: caracterização dos projetos brasileiros

Autores/as

  • Vanessa Manfre Garcia de Souza Nutricionista, mestra em Ciências, consultora da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Brasília, DF.
  • Regilane Fernandes da Silva Analista Técnico de Políticas Sociais, mestra em Desenvolvimento Rural e Meio-Ambiente, Coordenadora-Geral de Formação, Construção do Conhecimento e Fomento a Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Brasília, DF.
  • Elcio de Souza Magalhães Engenheiro agrícola, mestre em Política Social, analista técnico de políticas sociais, coordenador de articulação federativa do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Brasília, DF.
  • Kelliane da Consolação Fuscaldi Administradora, doutora em Educação em Ciência, analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, coordenadora-geral de Agricultura Urbana e Periurbana do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Brasília, DF.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27363

Palabras clave:

agricultura urbana, educação alimentar e nutricional, educação ambiental, hortaliças, segurança alimentar e nutricional

Resumen

Este artigo consiste na caracterização de projetos de hortas escolares que foram ou estão sendo realizados no Brasil. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa, realizado com base em um levantamento nacional sobre projetos de hortas escolares pedagógicas, conduzido no âmbito do Projeto UTF/BRA/085/BRA – parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Para tanto, utilizou-se da aplicação de questionário online. Os resultados apontam diversas potencialidades e benefícios das hortas pedagógicas para estudantes, suas famílias, e toda a comunidade da escola e seu entorno. Entretanto, foram observados desafios comuns à grande parte dos projetos: falta de recursos financeiros, de conhecimento técnico, de parcerias, de assistência técnica e de capacitação para os atores envolvidos nos projetos. A horta escolar é um excelente recurso pedagógico e de promoção da segurança alimentar e nutricional, que deve ser apoiado pela gestão pública, iniciativa privada, universidades, institutos federais, organizações do terceiro setor e pela comunidade envolvida com a escola. Os resultados dessa pesquisa podem subsidiar as discussões acerca das soluções para os desafios, e estratégias de fomento e de sustentabilidade dos projetos de hortas escolares pedagógicas.

Publicado

2024-11-22

Cómo citar

Souza, V. M. G. de, Silva, R. F. da, Magalhães, E. de S., & Fuscaldi, K. da C. (2024). Hortas escolares pedagógicas: caracterização dos projetos brasileiros. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 41, e27363. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27363

Número

Sección

CT&I: transformação e moto