Matriz SWOT como ferramenta de planejamento para uma aliança mercadológica de carne bovina

Autores/as

  • Greicy Sofia Maysonnave Zootecnista, mestra em Zootecnia, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
  • Fabiano Nunes Vaz Zootecnista, doutor em Agronegócios, professor da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
  • Leonir Luiz Pascoal Zootecnista e médico veterinário, doutor em Zootecnia, professor da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
  • Ana Carolina Teixeira Silveira Cougo Acadêmica do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
  • Mariana Silva Scott Hood Acadêmica do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
  • Alessany Machado Navarro Acadêmica do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26485

Palabras clave:

ambiente externo, ambiente interno, análise de cenário, cadeia produtiva, sintonia entre elos

Resumen

As dificuldades de gestão das propriedades rurais tornam imprescindível o desenvolvimento de novas estratégias organizacionais, com o auxílio de ferramentas de qualidade que possam suprir essa lacuna no meio rural. O objetivo deste trabalho foi utilizar a matriz SWOT (strength, weakness, opportunity, and threat analysis), para identificar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades na análise de uma aliança mercadológica de carne bovina. A partir de um estudo prévio do processo de produção, elaborou-se uma matriz com os principais pontos identificados nos ambientes interno e externo. Posteriormente, a matriz SWOT foi aplicada aos elos de produção, industrialização e distribuição, para que fossem interpretadas as visões individuais referentes a cada variável apresentada. A partir dos resultados obtidos, identificaram-se os principais pontos positivos e negativos apontados pelos diferentes elos. Assim, podem-se elaborar estratégias para um melhor planejamento sobre o negócio e uma gestão mais efetiva, buscando-se minimizar as fraquezas e ameaças e aproveitando-se as forças e oportunidades para uma aliança mercadológica da carne.

Publicado

2020-02-18

Cómo citar

Maysonnave, G. S., Vaz, F. N., Pascoal, L. L., Cougo, A. C. T. S., Hood, M. S. S., & Navarro, A. M. (2020). Matriz SWOT como ferramenta de planejamento para uma aliança mercadológica de carne bovina. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 37(1), e26485. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26485

Número

Sección

Artigos