Consumo de lácteos orgânicos no Brasil

Autores/as

  • Ygor Martins Guimarães Graduando em Economia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG.
  • Kennya Beatriz Siqueira Engenheira de Alimentos, mestre e doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora, MG.
  • Fernanda Samarini Machado Médica Veterinária, mestre e doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora, MG.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27316

Palabras clave:

consumidor, lácteos orgânicos, preferências

Resumen

Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à produção, segurança e qualidade dos alimentos e, neste contexto, os produtos orgânicos vêm ganhando cada vez mais espaço. Entre os alimentos orgânicos, os lácteos são os produtos responsáveis por 20% das vendas mundiais, atrás apenas de frutas e legumes. No entanto, pouco se sabe sobre o mercado consumidor de lácteos orgânicos. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o perfil dos consumidores de lácteos orgânicos no Brasil. Para isso, realizou-se uma pesquisa por meio de questionário virtual, entre 28 de junho e 20 de julho de 2022, que abrangeu todas as regiões do Brasil. Os resultados indicam que o consumo de lácteos orgânicos está associado a um maior nível de renda. Os principais entraves para o aumento do consumo foram os preços elevados e a dificuldade de encontrar os produtos.

Publicado

2024-07-03

Cómo citar

Guimarães, Y. M., Siqueira, K. B., & Machado, F. S. (2024). Consumo de lácteos orgânicos no Brasil. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 41, e27316. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27316