Como você se sente ao tomar este café? Um estudo sobre percepções, emoções e linguagem

Autores/as

  • Ana Alice da Silva Xavier Costa Engenheira de alimentos, doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, Professora Adjunta IV do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba, Rua dos Escoteiros, s/n, Mangabeira VII, Distrito Industrial de Mangabeira, João Pessoa, PB, CEP 58058-600.
  • Vanessa Aparecida Moreira de Barros Graduada em Economia Doméstica, doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa, pesquisadora autônoma, Sítio Boa União, s/n, Paraíso, Zona Rural, Viçosa, MG, CEP 36578-899.
  • Regina Lúcia Firmento de Noronha Engenheira de alimentos, doutora em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, consultora na RN Consultoria e Capacitação em Análise Sensorial, Rua Gilberto Cardoso, 280, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22430-070.
  • Tarcísio Lima Filho Engenheiro de alimentos, doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, Professor Adjunto III do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Agrárias, Alto Universitário, s/n, Guararema, Alegre, ES, CEP 29500-000.
  • Valéria Paula Rodrigues Minim Engenheira de alimentos, doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Professora Titular do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa, Campus Universitário, Viçosa, MG, CEP 36570-900.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27350

Palabras clave:

análise lexical, análise sensorial, entrevista, pesquisa qualitativa

Resumen

Dada a grande importância do café para o Brasil, esta pesquisa teve como objetivo estudar a relação afetiva e emocional dos brasileiros com essa bebida e identificar como eles expressam essas emoções. Para isso, consumidores avaliaram sensorialmente amostras de café e foram entrevistados enquanto realizavam essa avaliação. O conteúdo das entrevistas foi avaliado por meio de técnicas de análise lexical com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados apontaram que o café tem uma imagem muito positiva na mente do brasileiro, o que tem influência na aceitação e nas emoções geradas pela bebida. Ele foi especialmente associado a memória afetiva, energia e sensação de conforto. O preço e a confiabilidade da marca foram alguns dos principais critérios citados para a decisão de compra. Com base nessa pesquisa, pode-se concluir que a técnica de entrevista, aliada à análise léxica, foi eficaz na captação da linguagem real dos consumidores, na expressão de sua relação com o café. Portanto, essas técnicas têm potencial para serem utilizadas no desenvolvimento de um vocabulário específico para a caracterização de emoções associadas a esse produto.

Publicado

2024-06-25

Cómo citar

Costa, A. A. da S. X., Barros, V. A. M. de, Noronha, R. L. F. de, Lima Filho, T., & Minim, V. P. R. (2024). Como você se sente ao tomar este café? Um estudo sobre percepções, emoções e linguagem. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 41, e27350. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27350