Dinâmica do mercado de óleos essenciais para uso individual no Brasil: um olhar sob a perspectiva dos atores da cadeia produtiva
DOI:
https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27354Palabras clave:
aromaterapia, concorrência, produtos naturaisResumen
Recentemente, o uso individual de óleos essenciais para saúde e bem-estar popularizouse no Brasil. Com esse aumento de demanda, mais produtores e empresas entraram para o mercado de óleos essenciais para uso individual. Dessa forma, este trabalho buscou descrever a cadeia produtiva e a dinâmica desse mercado pela perspectiva de produtores, empresas, revendedores e especialistas. Para alcançar esses objetivos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, empregando análise de conteúdo, e discutindo-as com base na revisão de literatura. Os relatos obtidos evidenciam uma cadeia complexa e diversa, e um mercado em expansão, de um produto que vem sendo banalizado, colocando em risco a saúde dos consumidores. Há também a entrada de um perfil de consumidor leigo, que, em geral, dá preferência ao preço em detrimento da qualidade dos produtos. Além disso, a concorrência desleal existente é perigosa para a sustentabilidade do mercado.
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