Dinâmica do mercado de óleos essenciais para uso individual no Brasil: um olhar sob a perspectiva dos atores da cadeia produtiva

Autores/as

  • Vanessa Aparecida dos Santos Silva Graduada em Agronomia, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (Cepan/ UFRGS), Faculdade de Agronomia da UFRGS, Porto Alegre, RS.
  • Kelly Lissandra Bruch Graduada em Direito, doutora em Direito Privado, professora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (Cepan/UFRGS), Faculdade de Direito, Porto Alegre, RS.
  • Letícia de Oliveira Graduada em Administração, doutora em Agronegócios, professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI), Faculdade de Ciências Econômicas, e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (CEPAN/UFRGS), Faculdade de Agronomia da UFRGS, Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27354

Palabras clave:

aromaterapia, concorrência, produtos naturais

Resumen

Recentemente, o uso individual de óleos essenciais para saúde e bem-estar popularizouse no Brasil. Com esse aumento de demanda, mais produtores e empresas entraram para o mercado de óleos essenciais para uso individual. Dessa forma, este trabalho buscou descrever a cadeia produtiva e a dinâmica desse mercado pela perspectiva de produtores, empresas, revendedores e especialistas. Para alcançar esses objetivos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, empregando análise de conteúdo, e discutindo-as com base na revisão de literatura. Os relatos obtidos evidenciam uma cadeia complexa e diversa, e um mercado em expansão, de um produto que vem sendo banalizado, colocando em risco a saúde dos consumidores. Há também a entrada de um perfil de consumidor leigo, que, em geral, dá preferência ao preço em detrimento da qualidade dos produtos. Além disso, a concorrência desleal existente é perigosa para a sustentabilidade do mercado.

Publicado

2024-11-21

Cómo citar

Silva, V. A. dos S., Bruch, K. L., & de Oliveira, L. (2024). Dinâmica do mercado de óleos essenciais para uso individual no Brasil: um olhar sob a perspectiva dos atores da cadeia produtiva. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 41, e27354. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27354