Ações do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar

Autores

  • Wagner Roberto Pereira Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mestre em Sistema de Produção na Agropecuária, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Inconfidentes, Inconfidentes, MG.
  • Douglas José Marques Engenheiro-agrônomo, doutor em Agronomia (Ciência do Solo/Fertilidade e Nutrição de Plantas), professor do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Monte Carmelo, MG.
  • Hudson Carvalho Bianchini Engenheiro-agrônomo, doutor em Agronomia (Agricultura Sustentável) professor da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), Alfenas, MG.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26632

Palavras-chave:

alimentação escolar, Cecane, PNAE

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a efetivação das diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e nível médio, e procurando tornar mais eficaz o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabeleceu uma parceria com as instituições federais de ensino superior, culminando na criação dos chamados Centros Colaboradores de Alimentação Escolar (Cecanes). Os centros são unidades de referência e apoio, constituídas no âmbito das instituições federais de ensino superior, para desenvolver ações de interesse e necessidade do PNAE, como projetos de extensão e capacitações dos atores do programa, prestando apoio técnico às entidades executoras. Este trabalho tem como objeto de estudo quantificar a política de alimentação escolar, discutindo os fatores relacionados à execução, partindo do levantamento de dados com base na execução do programa em 22 municípios mineiros e análise das ações desenvolvidas pelo Cecane/IFSULDEMINAS, de modo a garantir uma execução efetiva do PNAE. Foram capacitados 588 atores sociais. Sendo assim, conclui-se que os objetivos do Cecane estão sendo atingidos, na medida em que contribui para a efetivação das diretrizes de promoção da alimentação saudável nas escolas e torna mais eficaz a execução do PNAE, possibilitando a integração da sociedade e do Estado na atuação de políticas públicas.

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Publicado

2020-08-13

Como Citar

Pereira, W. R., Marques, D. J., & Bianchini, H. C. (2020). Ações do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 37(2), e26632. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26632

Edição

Seção

Artigos