Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais

Autores

  • Édson Luis Bolfe Embrapa Monitoramento por Satélite
  • Mateus Batistella Embrapa Monitoramento por Satélite
  • Marcos César Ferreira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2012.v47.11549

Palavras-chave:

integração lavoura‑pecuária‑floresta, Landsat, sensoriamento remoto, uso e cobertura da terra.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a correlação entre variáveis espectrais e o estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais da região de Tomé‑Açu, PA. Foram testados 24 índices de vegetação de três grupos (razão simples, diferença normalizada e complexos), gerados a partir de imagens do sensor TM/Landsat‑5, adquiridas em 2008. As variáveis obtidas foram correlacionadas, por meio de regressão linear simples, ao estoque de carbono de quatro classes de sistemas agroflorestais, de diferentes idades e composições florísticas. As correlações obtidas entre as variáveis espectrais e o estoque de carbono foram significativas em 47% dos índices testados e variaram de acordo com as diferenças de biomassa nos sistemas analisados. As melhores correlações foram obtidas pelos índices de vegetação de razão simples e de diferença normalizada, em sistemas agroflorestais jovens, e pelos índices de vegetação complexos, em sistemas agroflorestais mais antigos.

Biografia do Autor

Édson Luis Bolfe, Embrapa Monitoramento por Satélite

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2010).

Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 2001. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos temas: monitoramento ambiental, gestão de recursos naturais, geoestatística aplicada a agricultura e estimativa de biomassa e carbono.

Membro do corpo editorial do periódico Ruris (Unicamp) e do corpo de revisores dos periódicos: Revista Árvore, Journal of the American Society for Information Science and Technology, Ciência Rural e Scientia Agrária.

Mateus Batistella, Embrapa Monitoramento por Satélite

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1987), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Ambientais pela Indiana University (2001).

É pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, docente da Universidade Estadual de Campinas, docente da Universidade Federal do Pará, professor visitante da Faculdade Senac, pesquisador visitante de Indiana University. Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de paisagens e vegetação, uso e cobertura das terras, geoprocessamento, sensoriamento remoto. Atualmente é bolsista produtividade CNPq - nível II e responde pela chefia geral da EMBRAPA Monitoramento por Satélite.

 

Marcos César Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

É Bacharel em Geografia pela UNESP (1987), Mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE (1991), Doutor em Geografia Física pela USP (1995) e Livre-Docente pela UNICAMP (2004). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Geociências da UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Geoprocessamento, Análise Espacial e Processamento Digital de Imagens de Satélite, com aplicações em Modelagem de Dados Espaciais, Gestão Ambiental e Dinâmica do Uso e Ocupação do Solo. É docente do Curso de Graduação em Ciências da Terra da UNICAMP, do Curso de Pós-Graduação em Geografia da UNICAMP e Coordenador do Laboratório de Análise Geoespacial.
Bolsista Produtividade CNPq - nível 2.

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Bolfe, Édson L., Batistella, M., & Ferreira, M. C. (2012). Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 47(9), 1261–1269. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2012.v47.11549

Edição

Seção

SENSORIAMENTO REMOTO