Análise temporal e controle da mancha‑anular e do ácaro vetor do Coffee ringspot virus

Autores

  • João Eduardo Melo de Almeida UFLA
  • Arnaldi Eiki Mori UFLA
  • Edson Ampélio Pozza UFLA
  • Paulo Rebelles Reis Epamig
  • Antonia dos Reis Figueira UFLA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2012.v47.11892

Palavras-chave:

Brevipalpus phoenicis, acaricidas, análise de correlação, vetor.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a flutuação populacional do ácaro Brevipalpus phoenicis, vetor do Coffee ringspot virus (CoRSV) – agente causal da mancha‑anular do cafeeiro –, bem como a sua distribuição em plantas de café e o efeito de acaricidas no seu controle em lavouras cafeeiras. O  experimento foi realizado no Município de Coromandel, na região do Alto do Paranaíba, MG, durante dois anos. No segundo ano, avaliou-se o progresso da doença, e determinou-se a relação entre o crescimento populacional do ácaro e a incidência da doença. Observou-se que a mancha‑anular e o ácaro ocorreram durante todo o ano, com maiores populações e incidência da doença nos meses com menores índices pluviais e temperaturas amenas. As análises de Pearson mostraram correlação negativa entre os parâmetros climáticos e a população do ácaro. Na análise da incidência da doença em diferentes épocas, verificou-se correlação positiva entre a primeira avaliação e as avaliações subsequentes. Quanto à distribuição espacial, foi observada a presença do ácaro em toda a planta; porém, as folhas são preferidas pelos adultos, enquanto os frutos são preferidos para oviposição. Os acaricidas são eficientes para manter a população do ácaro em baixos níveis, com consequente diminuição da incidência da doença.

Biografia do Autor

João Eduardo Melo de Almeida, UFLA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestrado em Fitopatologia e atualmente esta cursando Doutorado em Fitopatologia pela mesma instituição. Desenvolvendo pesquisa em cafeicultura, bataticultura e nos estudos da interação virus semente. Atualmente é Responsável Técnico do Centro de Indexação de Vírus de Minas Gerais.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia da mancha anular do cafeeiro; Manejo de viroses na cultura da Batata; patologia de semente.

Arnaldi Eiki Mori, UFLA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Mestrado em Fitopatologia. Atualmente é Fiscal Estadual Agropecuário do estado de Goiás.

Edson Ampélio Pozza, UFLA

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (1991), mestrado em Agronomia (Fitossanidade) pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Lavras. Atua na área de epidemiologia e manejo de doenças de plantas.

Paulo Rebelles Reis, Epamig

Paulo Rebelles Reis concluiu o doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo em 1996. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG/EcoCentro e Docente Permanente da Universidade Federal de Lavras (UFLA)/Departamento de Entomologia. Pesquisador do INCT do Café. Publicou 121 artigos em periódicos especializados e 358 trabalhos em anais de eventos. Possui 27 capítulos de livros e 21 livros publicados e 2 como editor técnico. De 2000 em diante já participou de 9 eventos no exterior e 52 no Brasil. Orientou dissertações de mestrado, doutorado, trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso na área de Agronomia, num total de 61 orientações. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Participou em banca examinadoras de mestrado, doutorado, qualificação de doutorado e mestrado, trabalhos de conclusão de graduação e comissão julgadora, num total de 51 eventos. Atualmente participa de 10 projetos de pesquisa, sendo que coordena 4 destes. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Acarologia Agrícola. Em suas atividades profissionais interagiu com cerca de 400 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Coffea arabica, Cafeeiro, Controle químico, Brevipalpus phoenicis, Oligonychus ilicis, Controle biológico, Seletividade fisiológica, Phytoseiidae, Leucoptera coffeella, Tenuipalpidae e Tetranychidae.

Antonia dos Reis Figueira, UFLA

Possui Licenciatura Plena em Química e Graduação em Química pela Universidade de Ribeirão Preto (1976), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1983). Fez especialização em diagnose de vírus em batata por DAS-ELISA no "Research Institute For Plant Protection"/ Wageningen Holanda, no período de julho a novembro de 1987, um pós Doutorado na "University of Illinois" - USA, no período de 1992-1994 e outro pós Doutorado na "University of Maryland", no periodo de 2000-2001. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Lavras, onde ingressou em 1982. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia da UFLA (2008-2012), membro da Comisão de Sementes e Mudas de Minas Gerais (Subcomissão Batata), Membro do Comitê Gestor da Câmara Técnica de Batata de Minas Gerais e Coordenadora do Centro de Indexação de Vírus de Minas Gerais.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia/Virologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: viroses de batata (Solanum tuberosum l.), de café (Coffea arabica l.) e de hortaliças em geral, envolvendo estudo biológico, molecular detecção de vírus em sementes verdadeiras e/ou unidades propagativas.

Downloads

Publicado

2012-08-13

Como Citar

Almeida, J. E. M. de, Mori, A. E., Pozza, E. A., Reis, P. R., & Figueira, A. dos R. (2012). Análise temporal e controle da mancha‑anular e do ácaro vetor do <i>Coffee ringspot virus</i>. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 47(7), 915–921. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2012.v47.11892

Edição

Seção

FITOPATOLOGIA