Quantificação de sulfonamidas em leite por cromatografia líquida de alta eficiência via azoderivados

Autores

  • Marcelo Volpatto Marques Fundação de Ciência e Tecnologia
  • Fabrício Fredo Naciuk Fundação de Ciência e Tecnologia
  • Ana Maria de Souza Mello Fundação de Ciência e Tecnologia
  • Nair Maria Seibel Fundação de Ciência e Tecnologia
  • João Gabriel Rosa dos Santos Fundação de Ciência e Tecnologia
  • Luiz Antonio Mazzini Fontoura Fundação de Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.1214

Palavras-chave:

CLAE, extração em fase sólida, resorcinol, sais de diazônio

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar uma alternativa para a quantificação simultânea de sulfatiazol, sulfametazina e sulfadimetoxina no leite, na forma de azoderivados, por meio de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). O isolamento e concentração das sulfas foram conduzidos por extração em fase sólida (C18), com metanol como eluente. Após a extração, os analitos foram transformados em sais de diazônio e submetidos ao acoplamento com resorcinol. Os derivados foram separados e quantificados por CLAE (coluna C8, l = 430 nm, MeOH/KH2PO4 aq.). Foram obtidas recuperações entre 65 e 78%.

Biografia do Autor

Marcelo Volpatto Marques, Fundação de Ciência e Tecnologia

Bacharel em Química pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Atualmente é bolsista CNPq-DTI no Departamento de Engenharia de Processos da Fundação de Ciência e Tecnologia desenvolvendo projetos de pesquisa em síntese e análise orgânica.

Fabrício Fredo Naciuk, Fundação de Ciência e Tecnologia

Bacharel em Química pela Universidade Luterana do Brasil. Foi bolsista IC-CNPq no Departamento de Engenharia de Processos da Fundação de Ciência e Tecnologia, onde desenvolveu projetos de pesquisa em síntese e análise orgânica. Atualmente é acadêmico no PPGQ (UFRGS) desenvolvendo projeto de mestrado em síntese orgânica.

Ana Maria de Souza Mello, Fundação de Ciência e Tecnologia

Licenciada em Ciências e Matemática pela UNISINOS (1985) e atua como Assistente de Pesquisa no Departamento de Engenharia de Processos da Fundação de Ciência e Tecnologia. Atua em Química Analítica aplicando técnicas cromatográficas a projetos nas áreas energia e oleoquímica.

Nair Maria Seibel, Fundação de Ciência e Tecnologia

Assistente de Pesquisa no Departamento de Engenharia de Processos da Fundação de Ciência e Tecnologia colaborando em projetos de pesquisa na área de oleoquímica.

João Gabriel Rosa dos Santos, Fundação de Ciência e Tecnologia

Químico pela PUCRS (1994) e atua como Assistente de Pesquisa no Departamento de Química da Fundação de Ciência e Tecnologia. Atua em Química Analítica aplicando técnicas cromatográficas a projetos na área de Química de Alimentos.

Luiz Antonio Mazzini Fontoura, Fundação de Ciência e Tecnologia

Possui os títulos de bacharel em Química (1986), Químico Industrial (1987) e Mestre em Química (1989) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e pesquisador da Fundação de Ciência e Tecnologia no Departamento de Engenharia de Processos desenvolvendo projetos de pesquisa em síntese orgânica, análise orgânica, físico-químcia orgânica, e tecnologia orgânica.

Downloads

Publicado

2009-01-06

Como Citar

Marques, M. V., Naciuk, F. F., Mello, A. M. de S., Seibel, N. M., Santos, J. G. R. dos, & Fontoura, L. A. M. (2009). Quantificação de sulfonamidas em leite por cromatografia líquida de alta eficiência via azoderivados. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(12), 1817–1820. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.1214

Edição

Seção

NOTAS CIENTÍFICAS