Herança da resistência ao enfezamento em milho

Autores

  • Flávio Trevizoli Silveira Universidade Estadual Paulista
  • José Roberto Moro Universidade Estadual Paulista
  • Herberte Pereira da Silva Universidade Estadual Paulista
  • João Ademir de Oliveira Universidade Estadual Paulista
  • Dilermando Perecin Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.1235

Palavras-chave:

análise de gerações, espiroplasma, fitoplasma, herdabilidade

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram determinar a herança da resistência ao complexo de enfezamento em milho e determinar as melhores fontes de resistência entre as linhagens estudadas. Foram realizadas as análises dialélica e médias de gerações em linhagens de milho. Para a análise dialélica, foram cruzadas 12 linhagens de milho, em dialélico parcial. Para análises de médias de gerações, foram cruzadas três linhagens resistentes e quatro suscetíveis, para a obtenção das gerações F1, F2, RCPR e RCPS. Os trabalhos foram conduzidos em Jaboticabal, SP. A incidência de enfezamento foi avaliada no estádio fenológico R3. Efeitos significativos quanto à capacidade geral de combinação e capacidade específica de combinação foram obtidos, o que indicou que, no controle do caráter enfezamentos, estão envolvidos tanto os efeitos aditivos quanto os de dominância. Análises de médias de gerações mostraram a presença de poucos genes envolvidos com o controle da resistência, com predominância de efeitos aditivos, o que permite a seleção de genótipos resistentes. As linhagens L02, L03 e L05 poderão ser utilizadas como fontes de resistência, em futuras combinações híbridas.

Biografia do Autor

Flávio Trevizoli Silveira, Universidade Estadual Paulista

É doutor em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias-UNESP, Jaboticabal-SP (2008), possui mestrado em Agronomia pela mesma instituição (2005), graduação em Ciências pela Faculdade de Educação São Luís (2002) e Curso Técnico em Agropecuária pela Escola Estadual Agrícola "José Bonifácio" do Campus de Jaboticabal "UNESP" (1990). Atualmente atua como responsável técnico pelo programa de melhoramento de milho do Departamento de Biologia Aplicada da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias-UNESP de Jaboticabal. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética, melhoramento, milho, doenças e híbridos.

José Roberto Moro, Universidade Estadual Paulista

possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1982). Atualmente é professor titular 6 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: milho, melhoramento genetico, pupunha, palmito e citogenética.

Herberte Pereira da Silva, Universidade Estadual Paulista

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1981) , mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (1984) , doutorado em Agronomia Genetica e Melhoramento de Plantas Fcavj pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (2001) . Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Genetica e Melhoramento de Plantas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Milho, Puccinia polysora, Genetica, Resistencia.

João Ademir de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1972) , mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (1979) . Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science, Revisor de periódico da Cultura Agronômica, Revisor de periódico da Revista de Matemática e Estatística, Revisor de periódico da Científica (São Paulo) e Revisor de periódico da Ciência Rural. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tendência genética, Tendência Fenotípica, Peso, Ganho de peso, Raça Guzerá.

Dilermando Perecin, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1973) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1974). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: biometria geral, análises biométricas aplicadas ao melhoramento vegetal, biometria de marcadores moleculares, estatística, planejamento e delineamento de experimentos.

Downloads

Publicado

2009-01-06

Como Citar

Silveira, F. T., Moro, J. R., Silva, H. P. da, Oliveira, J. A. de, & Perecin, D. (2009). Herança da resistência ao enfezamento em milho. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(12), 1717–1723. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.1235

Edição

Seção

GENÉTICA