Atratividade de genótipos de feijão‑caupi para oviposição de Bemisia tabaci biótipo B

Autores

  • Patrícia Leite Cruz Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Botucatu)
  • Edson Luiz Lopes Baldin Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Botucatu)
  • Maria de Jesus Passos de Castro Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Botucatu)
  • Thiago Luis Martins Fanela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Botucatu)
  • Paulo Henrique Soares da Silva Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte.

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2012.v47.12673

Palavras-chave:

Vigna unguiculata, antixenose, mosca‑branca, resistência de plantas a insetos.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a atratividade de genótipos de feijão‑caupi para oviposição de Bemisia tabaci biótipo B e identificar possíveis fontes de resistência à mosca‑branca. Foram avaliados 51 genótipos, com uso de testes de chance de escolha. Os genótipos foram divididos aleatoriamente em dois grupos, tendo-se utilizado o genótipo Canapu como testemunha sucetível. Os 14 genótipos mais promissores (sete de cada grupo) foram selecionados para a realização de ensaios complementares (com ou sem chance de escolha). No teste com chance de escolha, os genótipos BRS‑Urubuquara, TVU‑36, TE93‑244‑23 F‑1, BR 17‑Gurgueia, BRS‑Marataoã, MNC99‑541 F‑21 e TE97‑304 G‑4 foram menos atrativos à mosca‑branca. Os genótipos TE93‑244‑23 F‑1 e TVU‑36 apresentaram resistência pelo mecanismo de não preferência para ovoposição. No teste sem chance de escolha, apenas o genótipo TVU‑36 apresentou resistência por esse mecanismo.

Biografia do Autor

Patrícia Leite Cruz, Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Botucatu)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2009). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola. Atualmente é doutoranda em Proteção de Plantas na Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Botucatu), atuando nos seguintes temas: Resistência de Plantas a Insetos e Plantas Inseticidas.

Edson Luiz Lopes Baldin, Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Botucatu)

Possui Graduação em Agronomia pela FCAV/UNESP de Jaboticabal (1995), Mestrado em Agronomia (Entomologia Agrícola) pela FCAV/UNESP de Jaboticabal (1998) e Doutorado em Entomologia pela FFCL/USP de Ribeirão Preto (2001). Desde 2007 é professor e pesquisador da FCA/UNESP de Botucatu junto ao Departamento de Produção Vegetal - Defesa Fitossanitária. No momento faz pós-doutoramento no Department of Entomology (CASNR) - University of Nebraska - EUA. Possui experiência na Área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Resistência de Plantas a Insetos, Plantas Inseticidas e Métodos de Controle de Insetos.

Maria de Jesus Passos de Castro, Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Botucatu)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2003) e mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Piauí (2007). Doutoranda em Agronomia/Proteção de Plantas, pela pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) - UNESP de Botucatu SP. Desenvolve trabalho sobre controle de pragas de grão armazenado por de resistência de plantas e com a utilização de plantas inseticidas.

Thiago Luis Martins Fanela, Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Botucatu)

Engenheiro Agrônomo formado pela Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP/FCA-CAMPUS DE BOTUCATU. Atualmente é estudante de mestrado no Programa de Proteção de Plantas da UNESP/FCA-CAMPUS DE BOTUCATU, com atuação nas áreas de Plantas Inseticidas e Resistência de Plantas.

Paulo Henrique Soares da Silva, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (1978), mestrado (1984) e doutorado (1996) em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo ESALQ - USP. É pesquisador "A" do Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e atualmente desenvolve projetos nas seguintes linhas de pesquisas: plantas inseticidas e resistência de plantas a insetos com ênfase ao feijão-caupi.

Downloads

Publicado

2012-12-17

Como Citar

Cruz, P. L., Baldin, E. L. L., de Castro, M. de J. P., Fanela, T. L. M., & da Silva, P. H. S. (2012). Atratividade de genótipos de feijão‑caupi para oviposição de <i>Bemisia tabaci</i> biótipo B. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 47(11), 1563–1571. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2012.v47.12673

Edição

Seção

ENTOMOLOGIA