Variação temporal de propriedades físicas do solo e crescimento radicular de feijoeiro em quatro sistemas de manejo

Autores

  • José Miguel Reichert Departamento de Solos- UFSM
  • Douglas Rodrigo Kaiser Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo- UFSM
  • Dalvan José Reinert Departamento de Solos- UFSM
  • Ursino Federico Barreto Riquelme UFSM

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2009.v44.1316

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris, compactação do solo, crescimento radicular, escarificação, plantio direto

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram determinar a variação temporal da porosidade, da densidade e da resistência à penetração do solo, em quatro sistemas de manejo, e estudar seus efeitos sobre o crescimento radicular do feijoeiro (Phaseolus vulgaris). O experimento foi conduzido em Argissolo, em delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições. Os tratamentos foram: plantio direto há 10 anos, preparo convencional, plantio em solo escarificado recentemente (Esc. recente) e plantio direto sobre área escarificada há 1 ano (Esc. 1 ano). A escarificação reduziu a densidade média do solo e aumentou a porosidade total durante o ciclo do feijoeiro. A maior densidade ocorreu na camada de 0,10–0,15 m dos sistemas plantio direto e Esc. 1 ano. A resistência à penetração foi a propriedade que melhor caracterizou e diferenciou os sistemas de manejo, as camadas com impedimento e o efeito do tempo de amostragem, porém não afetou o crescimento radicular do feijoeiro. Os efeitos da escarificação sobre a densidade e a resistência à penetração desapareceram um ano após a escarificação, o que indica a reconsolidação do solo.

Biografia do Autor

José Miguel Reichert, Departamento de Solos- UFSM

Engenheiro Agrônomo, PhD em Agronomia pela Purdue University (1993) e pós-doutorados pela Purdue University (1994) e USDA-National Soil Erosion Research Lab vinculado à Purdue University (2003). Professor titular do Departamento de Solos da UFSM.

Douglas Rodrigo Kaiser, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo- UFSM

Engenheiro Agrônomo-UFSM Mestre em Ciência do Solo-UFSM Doutorando em Ciência do Solo-UFSM

Dalvan José Reinert, Departamento de Solos- UFSM

Engenheiro Agrônomo, PhD em Crops and Soil Science - Michigan State University (1990) e pós-doutorado na University of Wisconsin - Madison, WI (2001). Professor titular do Departamento de Solos da UFSM.

Ursino Federico Barreto Riquelme, UFSM

Engenheiro Agrônomo Doutor em Engenharia Agrícola-UFSM.

Downloads

Publicado

2010-11-10

Como Citar

Reichert, J. M., Kaiser, D. R., Reinert, D. J., & Riquelme, U. F. B. (2010). Variação temporal de propriedades físicas do solo e crescimento radicular de feijoeiro em quatro sistemas de manejo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 44(3), 310–319. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2009.v44.1316

Edição

Seção

SOLOS