Diversidade da comunidade de plantas invasoras em sistemas agroflorestais com café em Turrialba, Costa Rica

Autores

  • Marta dos Santos Freire Ricci Embrapa
  • Elias de Melo Virgínio Filho CATIE
  • Janaina Ribeiro Costa Embrapa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.166

Palavras-chave:

Coffea arabica, cobertura vegetal, diversidade, eqüitabilidade, fitossociologia, sombreamento

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade de plantas invasoras, em sistemas agroflorestais com cafeeiros (Coffea arabica L.) e em cafezal a pleno sol, sob manejo orgânico e convencional. Foram avaliados 20 tratamentos no delineamento de blocos ao acaso, em parcelas subdivididas no tempo, com três repetições. Os tratamentos corresponderam à combinação entre sistemas agroflorestais e quatro níveis de manejo, baseados na intensidade das práticas e aplicação de insumos: alto e médio convencional, médio e baixo orgânico. Em julho de 2002 e setembro de 2005 foi realizado o levantamento de plantas invasoras. Determinaram-se a riqueza, abundância, diversidade e eqüitabilidade. Observou-se redução nos valores médios de riqueza, abundância, diversidade e eqüitabilidade, em que os menores valores foram encontrados no tratamento com manejo alto convencional. Houve redução na freqüência das trepadeiras, ciperáceas e espécies de folhas estreitas (má cobertura), e aumento das espécies de folhas largas (boa cobertura) e gramíneas. Nas duas épocas, os maiores percentuais de pontos com solo descoberto foram encontrados no tratamento alto convencional, e os menores percentuais foram encontrados em todos os tratamentos com manejo médio e baixo orgânico, e em três dos sete tratamentos com manejo médio convencional. Tais resultados demonstram que onde há aplicação freqüente de herbicida, a presença de árvores não evita exposição do solo.

Biografia do Autor

Marta dos Santos Freire Ricci, Embrapa

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1983) , mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Viçosa (1986) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Atualmente é Pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Nutrição mineral, Composto orgânico, Vermicompostagem, Alface, Adubação orgânica.

Elias de Melo Virgínio Filho, CATIE

Engenheiro Florestal, pesquisador, mestre.

Janaina Ribeiro Costa, Embrapa

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1996), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária (1999) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas (2003), todos pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Agrobiologia) na área de métodos quantitativos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística paramétrica, não paramétrica, multivariada e variabilidade espacial.

Downloads

Publicado

2008-10-27

Como Citar

Ricci, M. dos S. F., Filho, E. de M. V., & Costa, J. R. (2008). Diversidade da comunidade de plantas invasoras em sistemas agroflorestais com café em Turrialba, Costa Rica. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(7), 825–834. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.166

Edição

Seção

FITOTECNIA